Questões Legislação Federal Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB
De acordo com as DCN para a Educação Especial, assinale a opção incorreta quanto a e...
Responda: De acordo com as DCN para a Educação Especial, assinale a opção incorreta quanto a essa modalidade de educação.
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Por Marcos de Castro em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)
A opção b) é incorreta porque afirma que o atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais, realizado em classes comuns do ensino regular, não pode ser considerado educação especial por se configurar como inclusão. No entanto, de acordo com a legislação brasileira, a educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realizando o atendimento educacional especializado (AEE), complementar ou suplementar à formação dos alunos, inclusive dentro do contexto de classes comuns do ensino regular. Isso está em conformidade com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) e a Lei Brasileira de Inclusão (Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei nº 13.146/2015). Portanto, a educação especial não se opõe à inclusão, mas é parte integrante deste processo, oferecendo recursos e apoios específicos para atender às necessidades educacionais especiais dos alunos.
A opção b) é incorreta porque afirma que o atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais, realizado em classes comuns do ensino regular, não pode ser considerado educação especial por se configurar como inclusão. No entanto, de acordo com a legislação brasileira, a educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realizando o atendimento educacional especializado (AEE), complementar ou suplementar à formação dos alunos, inclusive dentro do contexto de classes comuns do ensino regular. Isso está em conformidade com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) e a Lei Brasileira de Inclusão (Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei nº 13.146/2015). Portanto, a educação especial não se opõe à inclusão, mas é parte integrante deste processo, oferecendo recursos e apoios específicos para atender às necessidades educacionais especiais dos alunos.
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