Questões Legislação Federal Lei 7716 1989

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma as...

Responda: Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada, no que se refere aos crimes contra o patrimônio e aos definidos em legislação especial....


1Q813963 | Legislação Federal, Lei 7716 1989, Escrivão de Polícia, Polícia Civil ES, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada, no que se refere aos crimes contra o patrimônio e aos definidos em legislação especial. Cristiano, gerente de uma boate, impediu a entrada de João e seus amigos, todos da raça negra, sob o pretexto de que o estabelecimento estava com a capacidade de atendimento esgotada. Inconformado com a justificativa do gerente, João adentrou desapercebidamente na boate e constatou que o local estava praticamente vazio, com inúmeras mesas disponíveis. Em razão disso, João novamente interpelou o gerente da boate, tendo este, ao final, informado que naquela casa de diversões não se aceitavam negros. Nessa situação, a conduta de Cristiano, gerente da boate, caracteriza crime resultante de preconceito de raça ou de cor, cuja ação penal é pública incondicionada.
  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Ingrid Nunes
Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a) Certo

A conduta do gerente da boate, Cristiano, ao impedir a entrada de João e seus amigos da raça negra, sob o pretexto de que o estabelecimento estava lotado, e posteriormente informar que na casa de diversões não se aceitavam negros, configura crime resultante de preconceito de raça ou cor.

Essa conduta é tipificada como crime de racismo, previsto na Lei nº 7.716/1989, em seu artigo 20. O crime de racismo é inafiançável e imprescritível, conforme determina a Constituição Federal de 1988, em seu artigo 5º, XLII.

Além disso, a ação penal nos casos de racismo é pública incondicionada, ou seja, não depende de representação da vítima ou de qualquer outra condição para que o Ministério Público possa atuar na responsabilização do agente.

Portanto, a assertiva está correta ao afirmar que a conduta de Cristiano caracteriza crime resultante de preconceito de raça ou cor, cuja ação penal é pública incondicionada.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.