Questões Legislação Federal Código de Ética do Psicólogo

Com relação aos limites éticos da perícia psicológica na área forense, analise as al...

Responda: Com relação aos limites éticos da perícia psicológica na área forense, analise as alternativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta. I. É vedado ao psicólogo ser perito de...


1Q814224 | Legislação Federal, Código de Ética do Psicólogo, Oficial, Ministério da Defesa Exército Brasileiro

Com relação aos limites éticos da perícia psicológica na área forense, analise as alternativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

I. É vedado ao psicólogo ser perito de pessoa por ele atendida ou em atendimento.

II. Deve-se considerar que na área penal, o sujeito periciado não é o cliente do psicólogo e sim, o sistema mais amplo da sociedade.

III. O psicólogo, quando solicitado pelo examinado está obrigado a fornecer a este cópia das informações que foram encaminhadas ao solicitante.

IV. O psicólogo perito tem autonomia para exame e verificação de responsabilidade penal, encaminhando, apenas se necessário, o sujeito periciado para avaliação psiquiátrica.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Equipe Gabarite
Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

Análise das alternativas:

I. Correta. De acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo, é vedado ao psicólogo ser perito de pessoa por ele atendida ou em atendimento, a fim de preservar a imparcialidade e a ética na realização da perícia.

II. Incorreta. Na área penal, o sujeito periciado é sim o cliente do psicólogo, pois é a pessoa que está sendo avaliada psicologicamente. O sistema mais amplo da sociedade pode ser considerado, mas o foco da avaliação é o sujeito periciado.

III. Incorreta. O psicólogo não está obrigado a fornecer cópia das informações encaminhadas ao solicitante ao examinado, pois isso pode comprometer a imparcialidade e a confidencialidade do processo pericial.

IV. Incorreta. O psicólogo perito não tem autonomia para exame e verificação de responsabilidade penal, sendo necessário encaminhar o sujeito periciado para avaliação psiquiátrica quando houver essa necessidade, a fim de complementar a avaliação.

Dessa forma, apenas a alternativa I está correta.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.