Questões Legislação Federal Lei Complementar 141 2012

A Lei Complementar nº 141 dispõe sobre os valores mínimos a serem aplicados anualmen...

Responda: A Lei Complementar nº 141 dispõe sobre os valores mínimos a serem aplicados anualmente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios em ações e serviços públicos de saúde. Estabelece os cri...


1Q818166 | Legislação Federal, Lei Complementar 141 2012

A Lei Complementar nº 141 dispõe sobre os valores mínimos a serem aplicados anualmente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios em ações e serviços públicos de saúde. Estabelece os critérios de rateio dos recursos de transferências para a saúde e as normas de fiscalização, avaliação e controle das despesas com saúde nas três esferas de governo. Com base na Lei Complementar nº 141, analise as afirmativas a seguir:

I. Os recursos da União são repassados ao Fundo Nacional de Saúde e às demais unidades orçamentárias que compõem o órgão Ministério da Saúde, para serem aplicados em ações e serviços públicos de saúde.

II. Os Municípios aplicarão anualmente, em ações e serviços públicos de saúde, no mínimo, 10% (dez) da arrecadação dos impostos.

 III. Os Estados aplicarão anualmente, em ações e serviços públicos de saúde, no mínimo, 23% (vinte e três) da arrecadação dos impostos, deduzidas as parcelas que forem transferidas aos respectivos Municípios.

IV. A União aplicará, anualmente, em ações e serviços públicos de saúde o montante correspondente a 10% (dez) da arrecadação dos impostos.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
David Castilho
Por David Castilho em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

Vamos analisar cada afirmativa com base na Lei Complementar nº 141:

I. Correta. A União realmente repassa recursos ao Fundo Nacional de Saúde e às unidades orçamentárias do Ministério da Saúde para aplicação em ações e serviços públicos de saúde.

II. Incorreta. Os Municípios devem aplicar no mínimo 15% da receita resultante de impostos em saúde, não 10%.

III. Incorreta. Os Estados devem aplicar no mínimo 12% da receita resultante de impostos em saúde, não 23%.

IV. Incorreta. A União não tem um percentual fixo de 10% da arrecadação de impostos para aplicar em saúde; o valor é definido por outras regras e não é esse percentual.

Portanto, apenas a afirmativa I está correta.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.