Questões Legislação Federal Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem

As questões de ordem legal e ética permeiam todos os aspectos da assistência de enferma...

Responda: As questões de ordem legal e ética permeiam todos os aspectos da assistência de enfermagem, exigindo do enfermeiro o cumprimento de normas de condutas embasadas na moral e no respeito ao ser humano...


1Q819336 | Legislação Federal, Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem

As questões de ordem legal e ética permeiam todos os aspectos da assistência de enfermagem, exigindo do enfermeiro o cumprimento de normas de condutas embasadas na moral e no respeito ao ser humano. Julgue os itens seguintes quanto à ética e à legislação da enfermagem.

Considere a seguinte situação hipotética.

Em um hospital escola, um enfermeiro, ao administrar uma medicação prescrita que faz parte de um projeto de pesquisa clínica, não informou ao paciente as características da pesquisa, da droga e os possíveis efeitos colaterais.

Nessa situação, a atitude do enfermeiro foi ética, pois qualquer referência às condições de teste do medicamento poderiam causar respostas que influenciariam a pesquisa.

  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Ingrid Nunes
Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) Errado

A atitude do enfermeiro, conforme descrito na situação hipotética, não foi ética. De acordo com os princípios éticos e legais que regem a prática da enfermagem e a condução de pesquisas clínicas, é fundamental que os pacientes sejam plenamente informados sobre a natureza da pesquisa, os medicamentos envolvidos, seus possíveis efeitos colaterais e quaisquer outros riscos ou benefícios associados. Isso está alinhado com o princípio do consentimento informado, que é um direito do paciente e uma obrigação ética e legal dos profissionais de saúde.

O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, em seu artigo 22, estabelece que é direito do cliente receber informações completas e detalhadas sobre sua saúde e tratamento. Além disso, a Resolução CNS 466/12, que trata das diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos, reforça a necessidade de garantir a autonomia dos participantes, com pleno esclarecimento sobre a pesquisa, antes da obtenção do consentimento livre e esclarecido.

Portanto, omitir informações sobre a pesquisa e o medicamento compromete a ética da prática profissional e viola os direitos do paciente.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.