Questões Legislação Federal Lei n 8080 1990 Lei Orgânica da Saúde

Todas as alternativas abaixo descrevem competências do SUS, EXCETO:

Responda: Todas as alternativas abaixo descrevem competências do SUS, EXCETO:


1Q820038 | Legislação Federal, Lei n 8080 1990 Lei Orgânica da Saúde, Nutricionista, IF SC, IESES

Todas as alternativas abaixo descrevem competências do SUS, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Letícia Cunha
Por Letícia Cunha em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a) A alternativa a) está incorreta porque a distribuição de alimentos para comunidades carentes não é uma competência do Sistema Único de Saúde (SUS). O SUS é responsável por ações e serviços de saúde, conforme previsto na Lei nº 8.080/1990, mas a distribuição de alimentos é uma ação mais ligada a políticas sociais e de assistência social, não à saúde pública diretamente.

As demais alternativas descrevem competências do SUS previstas no artigo 6º da Lei nº 8.080/1990. Por exemplo, a alternativa b) refere-se à fiscalização e inspeção de alimentos, bebidas e águas para consumo humano, que é uma atribuição do SUS para garantir a saúde da população.

A alternativa c) menciona a participação do SUS na formulação da política e execução das ações de saneamento básico, que é uma competência prevista para promover a saúde ambiental.

A alternativa d) trata da ordenação da formação de recursos humanos na área da saúde, que também é uma função do SUS para garantir a qualificação dos profissionais que atuam no sistema.

Portanto, a alternativa a) é a única que não corresponde a uma competência do SUS, justificando o gabarito oficial.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.