Questões Legislação Federal Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB

Os PCN do ensino médio, egressos da reforma educacional da década de 90 do século passa...

Responda: Os PCN do ensino médio, egressos da reforma educacional da década de 90 do século passado, e os PCN+2002, uma nova proposta elaborada pouco tempo depois, estabeleceram formas de pensar e organizar ...


1Q820072 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Analista Educacional, MEC, CESPE CEBRASPE

Os PCN do ensino médio, egressos da reforma educacional da década de 90 do século passado, e os PCN+2002, uma nova proposta elaborada pouco tempo depois, estabeleceram formas de pensar e organizar o currículo do ensino médio brasileiro. Considerando o disposto nos PCN do ensino médio, julgue os itens seguintes. Os novos programas do ensino médio fundamentam-se primordialmente no desenvolvimento de competências essenciais e na construção de conhecimentos críticos e reflexivos.
  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) do ensino médio, elaborados na década de 1990, realmente enfatizam o desenvolvimento de competências essenciais, que vão além da simples memorização de conteúdos. O foco está na formação integral do estudante, promovendo a construção de conhecimentos críticos e reflexivos, capazes de prepará-lo para a vida social, cultural e profissional.

Essa abordagem visa transformar o ensino em um processo ativo, onde o aluno é protagonista da sua aprendizagem, desenvolvendo habilidades para analisar, interpretar e agir no mundo de forma consciente e crítica. Os PCN+2002 reforçam essa perspectiva, atualizando e aprofundando a proposta inicial.

Portanto, a afirmativa está correta, pois os novos programas do ensino médio fundamentam-se justamente no desenvolvimento dessas competências e na construção de um conhecimento crítico e reflexivo, conforme previsto nos documentos oficiais do Ministério da Educação.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.