Questões Legislação Federal Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB
No que se refere ao ensino médio, conforme disposto nas Diretrizes Nacionais para a Edu...
Responda: No que se refere ao ensino médio, conforme disposto nas Diretrizes Nacionais para a Educação Básica (2013), julgue os itens que se seguem. A relação entre a dimensão prescritiva do currículo e aque...
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a) Certo
A afirmação é correta e reflete uma compreensão importante sobre como o currículo é implementado nas escolas. O currículo prescritivo é aquele oficialmente estabelecido pelas diretrizes educacionais, que define o que deve ser ensinado. Por outro lado, o currículo oculto refere-se aos aprendizados que ocorrem de forma não intencional ou não explícita, como valores, crenças e comportamentos que são transmitidos no ambiente escolar.
A dimensão real do currículo emerge da interação entre o currículo prescritivo e o currículo oculto, manifestando-se como o currículo em ação. Isso significa que o que realmente acontece em sala de aula é uma mistura do que é oficialmente prescrito e dos elementos não explícitos que influenciam o processo educativo. Portanto, a afirmação de que a relação entre a dimensão prescritiva e a não explícita gera a dimensão real, concretizando o currículo em ação, é correta e reflete uma compreensão dinâmica de como os currículos funcionam na prática.
A afirmação é correta e reflete uma compreensão importante sobre como o currículo é implementado nas escolas. O currículo prescritivo é aquele oficialmente estabelecido pelas diretrizes educacionais, que define o que deve ser ensinado. Por outro lado, o currículo oculto refere-se aos aprendizados que ocorrem de forma não intencional ou não explícita, como valores, crenças e comportamentos que são transmitidos no ambiente escolar.
A dimensão real do currículo emerge da interação entre o currículo prescritivo e o currículo oculto, manifestando-se como o currículo em ação. Isso significa que o que realmente acontece em sala de aula é uma mistura do que é oficialmente prescrito e dos elementos não explícitos que influenciam o processo educativo. Portanto, a afirmação de que a relação entre a dimensão prescritiva e a não explícita gera a dimensão real, concretizando o currículo em ação, é correta e reflete uma compreensão dinâmica de como os currículos funcionam na prática.
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários