Questões Legislação Federal Decreto n 1171 1994 Código de Ética do Servidor Público

Julgue os próximos itens com base no Código de Ética Profissional do Servidor Público C...

Responda: Julgue os próximos itens com base no Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, no Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União e na Lei de Improbi...


1Q823323 | Legislação Federal, Decreto n 1171 1994 Código de Ética do Servidor Público, Especialista em Assistência Penitenciária, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens com base no Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, no Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União e na Lei de Improbidade Administrativa. Um servidor público que, após ser punido com advertência, integralizar três anos de efetivo exercício sem nova punição disciplinar será beneficiado com o cancelamento do registro de sua punição, e tal cancelamento terá efeito retroativo para fins de progressão na carreira.
  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
David Castilho
Por David Castilho em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) Errado.

De acordo com o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União (Lei nº 8.112/1990), o artigo 132 prevê que a advertência caduca após 2 anos de efetivo exercício sem punição disciplinar, e não 3 anos. Ou seja, o prazo para o cancelamento do registro da punição é de 2 anos, e não 3.

Além disso, o cancelamento do registro da punição tem efeito para fins de progressão na carreira, conforme previsto no artigo 132, parágrafo único, da Lei nº 8.112/1990. Portanto, o benefício existe, mas o prazo correto para o cancelamento é de 2 anos, e não 3.

A questão erra ao afirmar que o prazo é de 3 anos, o que torna a afirmativa incorreta.

Fazendo uma segunda análise, confirmamos que o prazo para a caducidade da advertência é mesmo de 2 anos, e que o cancelamento do registro da punição tem efeito retroativo para progressão na carreira, conforme o artigo 132 da Lei nº 8.112/1990. Assim, a resposta correta é a letra b, pois a afirmação da questão está incorreta quanto ao prazo.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.