Questões Direito Constitucional Direitos da Nacionalidade

Analise as afirmativas a seguir: I. A lei não poderá estabelecer distinção entre b...

Responda: Analise as afirmativas a seguir: I. A lei não poderá estabelecer distinção entre brasileiros natos e naturalizados, salvo nos casos previstos na Constituição. II. São brasileiros naturalizados...


1Q832104 | Direito Constitucional, Direitos da Nacionalidade, CRECI CE 15a Região Agente Fiscal, IDIB, 2021

Analise as afirmativas a seguir:
I. A lei não poderá estabelecer distinção entre brasileiros natos e naturalizados, salvo nos casos previstos na Constituição. II. São brasileiros naturalizados os estrangeiros de qualquer nacionalidade residentes na República Federativa do Brasil há mais de quinze anos ininterruptos e sem condenação penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira. III. São brasileiros natos os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira. IV. São privativos de brasileiro nato os cargos: de Presidente e Vice-Presidente da República; de Presidente da Câmara dos Deputados; de Presidente do Senado Federal; de Ministro do Supremo Tribunal Federal; da carreira diplomática; de oficial das Forças Armadas; de Ministro de Estado da Defesa.
É correto o que se afirma
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
David Castilho
Por David Castilho em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d)

Vamos analisar cada afirmativa com base na Constituição Federal de 1988.

I. A Constituição, em seu artigo 12, parágrafo 1º, estabelece que a lei não poderá estabelecer distinção entre brasileiros natos e naturalizados, salvo nos casos previstos na própria Constituição. Portanto, a afirmativa está correta.

II. O artigo 12, inciso II, alínea 'a', da Constituição define que são brasileiros naturalizados os estrangeiros residentes na República Federativa do Brasil há mais de quinze anos ininterruptos e sem condenação penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira. Logo, a afirmativa está correta.

III. Também conforme o artigo 12, parágrafo 4º, são brasileiros natos os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que registrados em repartição brasileira competente ou que venham a residir no Brasil e optem pela nacionalidade brasileira após atingida a maioridade. Assim, a afirmativa está correta.

IV. O artigo 12, parágrafo 3º, da Constituição determina que são privativos de brasileiro nato os cargos de Presidente e Vice-Presidente da República; Presidente da Câmara dos Deputados; Presidente do Senado Federal; Ministro do Supremo Tribunal Federal; da carreira diplomática; oficial das Forças Armadas; e Ministro de Estado da Defesa. Portanto, a afirmativa está correta.

Após a análise detalhada, todas as afirmativas I, II, III e IV estão corretas, confirmando o gabarito oficial e a resposta mais marcada como a alternativa d).
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.