Questões Enfermagem Saúde da Criança e do Adolescente

Os problemas respiratórios em crianças continuam sendo um dos principais problemas de s...

Responda: Os problemas respiratórios em crianças continuam sendo um dos principais problemas de saúde pública. As infecções das vias respiratórias compõem a causa mais comum de doença durante a infância.


1Q832297 | Enfermagem, Saúde da Criança e do Adolescente, Prefeitura de Balneário Camboriú SC Enfermeiro ESF, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, 2021

Os problemas respiratórios em crianças continuam sendo um dos principais problemas de saúde pública. As infecções das vias respiratórias compõem a causa mais comum de doença durante a infância.
Dentre os sinais e sintomas possíveis de serem encontrados na ocorrência de asma em crianças, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Rodrigo Ferreira
Por Rodrigo Ferreira em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c)

A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas, caracterizada por episódios recorrentes de sibilância, tosse, falta de ar e sensação de aperto no peito. Em crianças, a sibilância recorrente, inclusive durante o sono, ou desencadeada por gatilhos como atividade física, riso, choro, exposição ao fumo ou poluição do ar, é um sinal típico da asma.

Analisando as alternativas:

A alternativa a) está incorreta porque a tosse na asma geralmente é seca ou pouco produtiva, e os sibilos são comuns, não raros.

A alternativa b) descreve sintomas mais típicos de infecções virais do trato respiratório superior, como resfriado comum, e não da asma.

A alternativa d) apresenta sinais que sugerem infecção bacteriana, como febre alta, gânglios dolorosos e pontos purulentos, que não são característicos da asma.

A alternativa e) refere-se a sintomas relacionados a problemas de obstrução nasal e respiratória durante o sono, como a apneia, e não à asma.

Portanto, a alternativa c) é a correta, pois descreve os sinais e sintomas típicos da asma em crianças, conforme a literatura médica e diretrizes clínicas.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.