Questões Português Sintaxe

Leia o texto

Responda: Leia o texto Pega ou não pega para responder à questão.


1Q833561 | Português, Sintaxe, Prefeitura de Marília SP Supervisor de Saúde, VUNESP, 2021

Leia o texto Pega ou não pega para responder à questão.

    Se alguém sabe, me conte quando é que começou essa moda do Dia dos Namorados. Há pouco tempo, passou o Dia da Aeromoça. Há aqui uma discriminação. Pois se há aeromoço, por que não dizer Dia dos Aeromoços? No plural. De resto, essa palavra “aeromoço” está caindo em desuso. A tendência é dizer comissário de bordo. Em Portugal, diz-se “hospedeira do ar”. Influência do francês: “hôtesse de l’air”. O americano é mais prático: “steward”. Substantivo comum de dois gêneros.
    É o tipo da palavra, aeromoço, que poderá um dia figurar num dicionário com a data de sua criação. O neologismo foi bem recebido. Acho que foi o poeta Paulo Bonfim quem sugeriu o Dia da Aeromoça. Manuel Bandeira logo aderiu e escreveu um “Discurso em louvor da aeromoça”, no qual apelou para o Vinicius: “Tu, que celebraste com tanto amor as arquivistas, vem agora celebrar comigo a aeromoça”.
    Quando havia trem entre o Rio e São Paulo, tentaram pespegar¹ nas moças do restaurante o nome de ferromoça. Horrível. Felizmente não pegou. Em 1889, coisa antiga paca² , o dr. Castro Lopes publicou “Neologismos indispensáveis e barbarismos³ dispensáveis”. Inventou “cardápio” para “menu” e “convescote” para “pic-nic”. Para “pince-nez”, propôs “nasóculos”. Ancenúbio” para “nuance”. Para “reclame”, “preconício”. E para “ouverture”, “protofonia”. Houve muita gozação.
    Mas voltando ao Dia dos Namorados. Cai no dia 12 e presumo que seja porque é véspera de Santo Antônio. Santo Antônio é o santo casamenteiro. O amigo das moças apaixonadas ou das que querem arranjar um príncipe encantado. Franciscano, é também amigo dos pobres. Daí o pão de Santo Antônio, que é de graça, mas é um dia só. Precursor da merenda escolar. Ou da cesta básica.
    Santo Antônio realiza proezas em matéria de achar coisas perdidas. É capaz de achar uma agulha no palheiro. Mas agora procurei um livrinho de Thales de Azevedo, sobre o namoro à antiga, e não achei. Santo Antônio deve estar muito ocupado. E depois pra que mexer com essas velharias? Vivam os neologismos!
(Otto Lara Resende. https://cronicabrasileira.org.br, 13.06.1991. Adaptado)
¹ pespegar: aplicar.
² paca: bastante, extremamente, à beça.
³ barbarismos: emprego incorreto de palavras.
Com relação ao trecho – “Tu, que celebraste com tanto amor as arquivistas, vem agora celebrar comigo a aeromoça” (2° parágrafo) –, se trocarmos “Tu” por “Você”, os vocábulos destacados devem ser substituídos, mantendo-se a correção gramatical, respectivamente, por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d)

No trecho apresentado, o sujeito é 'Tu', que exige a conjugação verbal na segunda pessoa do singular. O verbo 'celebraste' está no pretérito perfeito do indicativo, e o verbo 'vem' está no presente do indicativo, também na segunda pessoa do singular.

Ao substituir 'Tu' por 'Você', o sujeito passa a ser de terceira pessoa do singular. Portanto, os verbos devem ser conjugados na terceira pessoa do singular para manter a correção gramatical.

Assim, 'celebraste' (2ª pessoa do singular, pretérito perfeito) deve ser substituído por 'celebróu' (3ª pessoa do singular, pretérito perfeito), que na alternativa correta está como 'celebróu' (forma correta é 'celebróu' ou 'celebróu'?). Na alternativa d, está 'celebrou', que é a forma correta do pretérito perfeito do indicativo para a terceira pessoa do singular.

Quanto ao verbo 'vem' (2ª pessoa do singular, presente do indicativo), ao passar para terceira pessoa do singular, deve ser 'vem' também, mas no contexto do imperativo afirmativo, para manter o sentido de convite ou ordem, a forma correta é 'venha'.

Portanto, a substituição correta é 'celebraste' por 'celebrou' e 'vem' por 'venha', que corresponde à alternativa d.

Checagem dupla confirma que as outras alternativas apresentam tempos verbais ou pessoas incompatíveis com o sujeito 'Você' e o contexto da frase.

Logo, a alternativa d é a correta, conforme o gabarito oficial e a resposta mais comentada.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.