Questões Educação Física Educação Física no Ambiente Escolar
Um professor de educação física infantil elaborou uma estratégi...
Responda: Um professor de educação física infantil elaborou uma estratégia perceptivo-motora com o objetivo de desenvolver habilidades de locomoção em ritmos diferentes, de acordo com...
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Para resolver essa questão, vamos analisar o objetivo da atividade proposta pelo professor de educação física infantil: desenvolver habilidades de locomoção em ritmos diferentes, acompanhando um instrumento musical. Isso envolve a capacidade de ajustar os movimentos do corpo em resposta a estímulos auditivos externos, o que implica uma integração de habilidades motoras e perceptivas.
Vamos examinar cada alternativa:
a) Acuidade visual e ritmo: Embora o ritmo seja relevante, a acuidade visual não é diretamente mencionada no contexto da atividade descrita.
b) Equilíbrio e coordenação: São habilidades importantes para a locomoção, mas a questão enfatiza o ajuste dos movimentos ao ritmo musical, o que vai além do simples equilíbrio e coordenação.
c) Cruzamento lateral e da linha média: Essas são habilidades específicas que envolvem movimentos que cruzam o plano médio do corpo, mas não são especificamente mencionadas na descrição da atividade.
d) Consciência corporal, direcional, espacial e temporal: Esta opção abrange uma gama ampla de habilidades que são essenciais para se mover em diferentes ritmos e responder a estímulos musicais. A consciência temporal, em particular, é crucial para ajustar os movimentos ao ritmo, e a consciência espacial e direcional são importantes para a locomoção.
e) A alternativa está incompleta.
Dado o contexto da questão, a alternativa mais abrangente e diretamente relacionada ao objetivo da atividade é a letra d), que inclui consciência corporal, direcional, espacial e temporal. Essas habilidades são fundamentais para se mover de acordo com o ritmo musical, que é o foco da atividade descrita.
Gabarito: d)
A atividade planejada pelo professor visa desenvolver a capacidade dos alunos de ajustar seus movimentos ao ritmo musical, o que envolve uma integração de consciência corporal, direcional, espacial e temporal.
Vamos examinar cada alternativa:
a) Acuidade visual e ritmo: Embora o ritmo seja relevante, a acuidade visual não é diretamente mencionada no contexto da atividade descrita.
b) Equilíbrio e coordenação: São habilidades importantes para a locomoção, mas a questão enfatiza o ajuste dos movimentos ao ritmo musical, o que vai além do simples equilíbrio e coordenação.
c) Cruzamento lateral e da linha média: Essas são habilidades específicas que envolvem movimentos que cruzam o plano médio do corpo, mas não são especificamente mencionadas na descrição da atividade.
d) Consciência corporal, direcional, espacial e temporal: Esta opção abrange uma gama ampla de habilidades que são essenciais para se mover em diferentes ritmos e responder a estímulos musicais. A consciência temporal, em particular, é crucial para ajustar os movimentos ao ritmo, e a consciência espacial e direcional são importantes para a locomoção.
e) A alternativa está incompleta.
Dado o contexto da questão, a alternativa mais abrangente e diretamente relacionada ao objetivo da atividade é a letra d), que inclui consciência corporal, direcional, espacial e temporal. Essas habilidades são fundamentais para se mover de acordo com o ritmo musical, que é o foco da atividade descrita.
Gabarito: d)
A atividade planejada pelo professor visa desenvolver a capacidade dos alunos de ajustar seus movimentos ao ritmo musical, o que envolve uma integração de consciência corporal, direcional, espacial e temporal.
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários