Questões Educação Física Educação Física no Ambiente Escolar

Um professor de educação física infantil elaborou uma estratégi...

Responda: Um professor de educação física infantil elaborou uma estratégia perceptivo-motora com o objetivo de desenvolver habilidades de locomoção em ritmos diferentes, de acordo com...


1Q834960 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Bataguassu MS Professor de Educação Física, Prefeitura de Bataguassu MS, 2021

Um professor de educação física infantil elaborou uma estratégia perceptivo-motora com o objetivo de desenvolver habilidades de locomoção em ritmos diferentes, de acordo com o acompanhamento de um instrumento musical. Essa atividade de intervenção nas habilidades motoras seguramente está planejada, para a área em que se verifica déficit de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Ingrid Nunes
Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Para resolver essa questão, vamos analisar o objetivo da atividade proposta pelo professor de educação física infantil: desenvolver habilidades de locomoção em ritmos diferentes, acompanhando um instrumento musical. Isso envolve a capacidade de ajustar os movimentos do corpo em resposta a estímulos auditivos externos, o que implica uma integração de habilidades motoras e perceptivas.

Vamos examinar cada alternativa:

a) Acuidade visual e ritmo: Embora o ritmo seja relevante, a acuidade visual não é diretamente mencionada no contexto da atividade descrita.

b) Equilíbrio e coordenação: São habilidades importantes para a locomoção, mas a questão enfatiza o ajuste dos movimentos ao ritmo musical, o que vai além do simples equilíbrio e coordenação.

c) Cruzamento lateral e da linha média: Essas são habilidades específicas que envolvem movimentos que cruzam o plano médio do corpo, mas não são especificamente mencionadas na descrição da atividade.

d) Consciência corporal, direcional, espacial e temporal: Esta opção abrange uma gama ampla de habilidades que são essenciais para se mover em diferentes ritmos e responder a estímulos musicais. A consciência temporal, em particular, é crucial para ajustar os movimentos ao ritmo, e a consciência espacial e direcional são importantes para a locomoção.

e) A alternativa está incompleta.

Dado o contexto da questão, a alternativa mais abrangente e diretamente relacionada ao objetivo da atividade é a letra d), que inclui consciência corporal, direcional, espacial e temporal. Essas habilidades são fundamentais para se mover de acordo com o ritmo musical, que é o foco da atividade descrita.

Gabarito: d)

A atividade planejada pelo professor visa desenvolver a capacidade dos alunos de ajustar seus movimentos ao ritmo musical, o que envolve uma integração de consciência corporal, direcional, espacial e temporal.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.