Questões Farmácia Toxicologia Básica e Clínica

A exposição humana a agrotóxicos constitui um importante problema de saúde pública naci...

Responda: A exposição humana a agrotóxicos constitui um importante problema de saúde pública nacional. No Brasil, segundo dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (SINITOX), foram regis...


1Q835362 | Farmácia, Toxicologia Básica e Clínica, Prefeitura de Palhoça SC Farmacêutico, IESES, 2021

A exposição humana a agrotóxicos constitui um importante problema de saúde pública nacional. No Brasil, segundo dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (SINITOX), foram registrados 7.511 casos de intoxicação por agrotóxicos em 2014, dos quais 0,97% evoluiu para óbito. Acreditase que esses números podem estar subestimados, já que há elevada subnotificação desses eventos, estimando-se para cada caso registrado, outros 50 não são notificados.
Disponível em: QUEIROZ, Paulo Roberto et al. Sistema de Informação de Agravos de Notificação e as intoxicações humanas por agrotóxicos no Brasil. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 22, p. e190033, 2019.
Considere as proposições abaixo no que diz respeito as classes dos agrotóxicos e seus respectivos mecanismos de ação: I. Organofosforados e carbamatos são considerados inibidores da acetilcolinesterase fazendo com que a acetilcolina se acumule nas sinapses colinérgicas dos sistemas nervosos central, periférico, somático e autônomo, levando ao aumento da resposta póssináptica, nicotínica ou muscarínica. II. Os Inseticidas Piretróides não possuem seu mecanismo de ação totalmente elucidado, todavia dependendo da concentração, tornam-se corrosivos no trato gastrointestinal. III. O Glifosato atua diretamente nos axônios dos neurônios postergando o fechamento do canal de sódio, levando a uma hiperxcitação do sistema nervoso. IV. Em relação ao Paraquat, acredita-se que este aumente a formação de radicais livres dentro do tecido alvo, sobrecarregando ou esgotando os mecanismos fisiológicos de inativação, sendo o pulmão o principal órgão alvo.
É correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Equipe Gabarite
Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d)

Vamos analisar cada uma das assertivas para entender o porquê da resposta correta ser a letra d.

I. Organofosforados e carbamatos são realmente inibidores da acetilcolinesterase. Essa inibição provoca o acúmulo de acetilcolina nas sinapses colinérgicas, tanto no sistema nervoso central quanto no periférico, incluindo os sistemas somático e autônomo. Isso leva ao aumento da resposta pós-sináptica, que pode ser nicotínica ou muscarínica. Portanto, a assertiva I está correta.

II. Os inseticidas piretróides têm como principal mecanismo de ação a modulação dos canais de sódio nos neurônios, causando hiperexcitação. A afirmação de que seu mecanismo não é totalmente elucidado e que eles se tornam corrosivos no trato gastrointestinal não é correta. Logo, a assertiva II está incorreta.

III. O glifosato não atua diretamente nos axônios dos neurônios nem interfere no fechamento dos canais de sódio. Seu mecanismo de ação é inibir a enzima EPSP sintase em plantas, o que não tem relação direta com a hiperexcitação do sistema nervoso. Portanto, a assertiva III está incorreta.

IV. O paraquat é um herbicida que gera radicais livres, causando estresse oxidativo e dano celular, especialmente no pulmão, que é o órgão alvo principal. Essa descrição está correta.

Assim, as assertivas I e IV estão corretas, enquanto as II e III estão incorretas, confirmando que a alternativa correta é a letra d.

Checagem dupla: A análise dos mecanismos de ação dos agrotóxicos citados confirma que apenas as assertivas I e IV são verdadeiras, reforçando a escolha da alternativa d como correta.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.