Questões Português Interpretação de Textos

Responda:


1Q837068 | Português, Interpretação de Textos, Prefeitura de Pedrão BA Enfermeiro, IDCAP, 2021

TEXTO 01

O texto abaixo servirá de base para responder a questão.

SERENIDADE E DISCRIÇÃO NA CALMARIA DA ALMA

(1o§) Optei pelo silêncio e me mantenho em silêncio. Parei de falar quando percebi que ninguém estava disposto a me ouvir. Daí, então, passei a me sentir mais tranquilo, não somente pelo silêncio da voz, mas pelo silêncio interior. Juntei os dois para entender os outros na forma incrível de falação.

(2o§) Optei pelo silêncio, pois vejo a importância de recatar o que eu sou no que sinto e naquilo que faço. O falar é a prata das emoções, enquanto o calar representa o ouro no peso do seu quilate, logo, tem maior valor.

(3o§) Parei de me importar quando silenciei, pois percebi que milhares de bobagens são desprezíveis para quem se ocupa com o que há de maior valor para os humanos. Parei de dar meu máximo para quem não me dava nem o mínimo. Parei de verdade!

(4o§) Optei pelo silêncio e me mantenho em silêncio. Simplesmente parei de dar meu melhor para as pessoas que não mereciam nem parte disso. Parei de me importar com aqueles que demonstraram viver bem sem meu carinho. Escolhi parar. Acredite! Saiba que foi a melhor escolha que eu poderia ter feito.

(5o§) Parei de me importar quando silenciei. Não acumulei mágoas nem rancores vis, porque está longe de mim guardar sentimentos amargos, por isso parei. Pare com a ideia de que não pode parar.

(6o§) Ao parar de escolher quem na verdade nunca me escolheu, comecei a refletir mais e a ouvir a voz do meu coração. Pare e reflita! Busque edificar sua sabedoria!

(https://www.pensador.com/frase/MTc4NzMzOQ/) (Acesso 13.05.2021) (Texto adaptado) -

https://www.pensador.com/frase/MTc4NzMzOQ/

A repetição da oração: "Optei pelo silêncio" exemplifica uso da figura de linguagem denominada:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Ingrid Nunes
Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) A repetição da oração "Optei pelo silêncio" no texto é um exemplo claro da figura de linguagem chamada anáfora. A anáfora consiste na repetição intencional de uma palavra ou expressão no início de versos ou frases para criar um efeito de ênfase e ritmo.

No texto apresentado, a expressão "Optei pelo silêncio" aparece no primeiro e segundo parágrafos, reforçando a ideia central do autor sobre a escolha pelo silêncio e sua importância. Essa repetição ajuda a destacar o tema e a dar unidade ao texto.

As outras alternativas não se aplicam ao caso. Silepse é uma concordância irregular; metonímia é a substituição de uma palavra por outra com a qual tem relação; eufemismo é o uso de expressão mais suave para substituir uma mais dura ou desagradável. Nenhuma dessas figuras corresponde à repetição de uma expressão no início de frases, que é a definição de anáfora.

Portanto, a alternativa correta é a letra b.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.