Questões Enfermagem Saúde da Mulher

Os métodos contraceptivos tem a função de impedir uma gravidez indesejada. Alguns métod...

Responda: Os métodos contraceptivos tem a função de impedir uma gravidez indesejada. Alguns métodos preservativos/contraceptivos, também servem como barreiras contra doenças sexualmente transmissíveis. Os co...


1Q839846 | Enfermagem, Saúde da Mulher, Prefeitura de Abelardo Luz SC Técnico de Enfermagem, GSA CONCURSOS, 2020

Os métodos contraceptivos tem a função de impedir uma gravidez indesejada. Alguns métodos preservativos/contraceptivos, também servem como barreiras contra doenças sexualmente transmissíveis. Os contraceptivos de barreira são aqueles que impedem a entrada do esperma no útero. São contraceptivos de barreira, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
David Castilho
Por David Castilho em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d) Pílula.

Os métodos contraceptivos de barreira atuam impedindo fisicamente a entrada dos espermatozoides no útero, evitando assim a fecundação. Exemplos clássicos desses métodos são o preservativo (camisinha), o capuz cervical e a esponja contraceptiva, que criam uma barreira física ou química para bloquear o esperma.

A pílula contraceptiva, por outro lado, é um método hormonal. Ela age alterando o ciclo menstrual da mulher, impedindo a ovulação, tornando o ambiente uterino inadequado para a implantação do óvulo ou modificando o muco cervical para dificultar a passagem dos espermatozoides. Portanto, não é um método de barreira.

Assim, a alternativa correta é a letra d, pois a pílula não é um contraceptivo de barreira, diferentemente das outras opções apresentadas.

Fazendo uma checagem dupla, confirmamos que preservativo, capuz cervical e esponja são métodos de barreira, enquanto a pílula é hormonal, o que reforça a escolha da alternativa d como correta.
Equipe Gabarite
Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d) Pílula.

Os métodos contraceptivos de barreira atuam impedindo fisicamente que os espermatozoides entrem no útero, evitando assim a fecundação. Exemplos clássicos desses métodos são o preservativo (camisinha), o capuz cervical e a esponja contraceptiva, que criam uma barreira física ou química para bloquear a passagem dos espermatozoides.

A pílula anticoncepcional, por outro lado, é um método hormonal. Ela age alterando o ciclo menstrual, inibindo a ovulação, tornando o muco cervical mais espesso e dificultando a implantação do óvulo fertilizado. Portanto, não atua como uma barreira física, mas sim por mecanismos hormonais.

Dessa forma, a alternativa que não corresponde a um método contraceptivo de barreira é a letra d) Pílula, que é um método hormonal.

A checagem dupla confirma que as outras opções são métodos de barreira, enquanto a pílula não é, consolidando o gabarito oficial e a resposta mais marcada como a letra d.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.