Questões Enfermagem Epidemiologia e Vigilância Epidemiológica

O preenchimento correto e encaminhamento da Ficha de Notificação Compulsória permite at...

Responda: O preenchimento correto e encaminhamento da Ficha de Notificação Compulsória permite atuação direta do Estado no que diz respeito à realidade epidemiológica das diversas regiões brasileiras, facili...


1Q840218 | Enfermagem, Epidemiologia e Vigilância Epidemiológica, Prefeitura de Centenário do Sul PR Técnico de Enfermagem, FAUEL, 2020

O preenchimento correto e encaminhamento da Ficha de Notificação Compulsória permite atuação direta do Estado no que diz respeito à realidade epidemiológica das diversas regiões brasileiras, facilitando a formulação e avaliação das Políticas, Planos e Programas de Saúde que contribuem para a melhoria da situação de saúde da população. Sobre este tema, leia as afirmativas abaixo e marque a CORRETA em relação à Notificação Compulsória da Síndrome Respiratória Aguda Grave associada ao Coronavírus - SARS-CoV-2.
I. A notificação da SARS-CoV-2 deve ser devidamente preenchida e direcionada ao Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde, semanalmente. II. A notificação da SARS-CoV-2 deve ser devidamente preenchida e direcionada ao Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde, em até 24 horas. III. A notificação da SARS-CoV-2 deve ser devidamente preenchida e direcionada somente ao Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde, em até 24 horas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) A notificação compulsória da Síndrome Respiratória Aguda Grave associada ao Coronavírus (SARS-CoV-2) deve ser realizada em até 24 horas, conforme previsto nas normas do Ministério da Saúde.

A notificação imediata, em até 24 horas, é fundamental para que as autoridades de saúde possam monitorar rapidamente a situação epidemiológica e tomar medidas eficazes de controle e prevenção.

Além disso, a notificação deve ser encaminhada para os três níveis de gestão em saúde: Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde, garantindo a integração e o fluxo adequado das informações.

A afirmativa I está incorreta porque indica um prazo semanal, que é incompatível com a urgência exigida para doenças de notificação compulsória como a SARS-CoV-2.

A afirmativa III está incorreta porque omite a Secretaria Estadual de Saúde, que é parte essencial no fluxo de informações epidemiológicas.

Portanto, a afirmativa II é a única correta, pois contempla o prazo correto (até 24 horas) e os órgãos competentes para o encaminhamento da notificação.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.