Questões Fisioterapia Eletroterapia

Um paciente de 65 anos de idade,...

Responda: Um paciente de 65 anos de idade, com diagnóstico de osteoartrite de joelho, foi submetido à artroplastia total.


Q840253 | Fisioterapia, Eletroterapia, Multiprofissional em Urgência Trauma Fisioterapia, SES DF, IADES, 2020

Um paciente de 65 anos de idade, com diagnóstico de osteoartrite de joelho, foi submetido à artroplastia total.

Tendo em vista esse caso clínico e os conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir. 
O uso do TENS, no pós-operatório imediato de ATJ, promove melhora significativa na dor e reduz o consumo de analgésicos durante o período de internação.

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Letícia Cunha
Por Letícia Cunha em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a) Certo

A Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea (TENS) é uma técnica de fisioterapia utilizada para alívio da dor, que funciona através da emissão de impulsos elétricos que interferem nas vias de transmissão da dor. No contexto do pós-operatório de uma Artroplastia Total de Joelho (ATJ), o uso do TENS tem sido estudado e mostrado resultados positivos.

Estudos indicam que o TENS pode ajudar na redução da intensidade da dor no pós-operatório imediato, o que, por sua vez, pode levar a uma diminuição no consumo de analgésicos. Isso ocorre porque a modulação da dor pelo TENS permite um melhor controle da dor, reduzindo a necessidade de medicamentos. Além disso, a redução no uso de analgésicos pode diminuir os riscos de efeitos colaterais associados a esses medicamentos, contribuindo para uma recuperação mais confortável e segura para o paciente.

Portanto, a afirmação de que o uso do TENS no pós-operatório imediato de ATJ promove melhora significativa na dor e reduz o consumo de analgésicos durante o período de internação é correta.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.