Questões Enfermagem Urgência e emergência

Um paciente de 22 anos de idade ...

Responda: Um paciente de 22 anos de idade estava dirigindo sozinho, sem cinto de segurança, em direção ao trabalho quando perdeu o controle do veículo e...


Q840469 | Enfermagem, Urgência e emergência, Multiprofissional em Urgência Trauma Enfermagem, SES DF, IADES, 2020

Um paciente de 22 anos de idade estava dirigindo sozinho, sem cinto de segurança, em direção ao trabalho quando perdeu o controle do veículo e, assim, sofreu acidente automobilístico. O carro colidiu frontalmente contra um poste a uma velocidade de 72 km/h; o limite da via onde ocorreu o acidente era de 60 km/h.

Considerando a cinemática do trauma e os fatores envolvidos em possíveis fraturas, julgue o item a seguir.
Presumindo que esse passageiro teve o movimento do corpo para cima e sobre o volante após o impacto, o abdome, em contato com o volante, pode-se comprimir e esmagar os órgãos parenquimatosos, o que pode causar lesões por hiperpressão e ruptura de órgãos ocos.
David Castilho
Por David Castilho em 03/01/2025 17:36:24🎓 Equipe Gabarite
Para resolver essa questão, é importante entender um pouco sobre os efeitos de um acidente automobilístico e as possíveis lesões que podem ocorrer.

No caso descrito, o paciente estava dirigindo sem cinto de segurança e sofreu um acidente a uma velocidade superior à permitida na via. Com o impacto, é possível que o corpo do paciente tenha sido arremessado para frente, podendo ocorrer o contato do abdome com o volante.

Nesse contexto, é importante destacar que a força do impacto e a velocidade do veículo podem causar lesões graves, como a compressão e esmagamento de órgãos parenquimatosos, além de lesões por hiperpressão e ruptura de órgãos ocos, como mencionado na questão.

Portanto, a afirmativa apresentada está correta:

Gabarito: a) Certo
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.