Questões Odontologia Odontologia Hospitalar

Pacientes em cuidados paliativos...

Responda: Pacientes em cuidados paliativos às vezes precisam se submeter a exodontias, visando a reduzir os focos infecciosos, eliminar dor ou adequar o...


1Q840991 | Odontologia, Odontologia Hospitalar, Multiprofissional em Cuidados Paliativos Odontologia, SES DF, IADES, 2020

Pacientes em cuidados paliativos às vezes precisam se submeter a exodontias, visando a reduzir os focos infecciosos, eliminar dor ou adequar o meio bucal, facilitando à execução de procedimentos de higiene bucal. Previamente à realização desses procedimentos, é importante a avaliação criteriosa de medicamentos em uso pelo paciente e de exames sanguíneos. 

Com relação aos exames sanguíneos, julgue o item a seguir.

É correto afirmar que um paciente com 50.000 plaquetas/mm3 de sangue está com trombocitose.

  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Ingrid Nunes
Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) Errado.

A trombocitose é uma condição caracterizada pelo aumento do número de plaquetas no sangue, geralmente acima de 450.000 plaquetas por milímetro cúbico (mm3).

No caso apresentado, o paciente possui 50.000 plaquetas/mm3, o que é um valor muito abaixo do normal, indicando trombocitopenia, e não trombocitose.

A trombocitopenia pode aumentar o risco de sangramentos, o que é um aspecto importante a ser avaliado antes de procedimentos invasivos, como exodontias, especialmente em pacientes em cuidados paliativos.

Portanto, afirmar que 50.000 plaquetas/mm3 indicam trombocitose está incorreto, pois esse valor representa uma contagem baixa de plaquetas, não alta.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.