Questões Veterinária Defesa Sanitária

Em abril de 2000, depois de seis anos e quatro meses sem ocorrência da doença, o Rio Gr...

Responda: Em abril de 2000, depois de seis anos e quatro meses sem ocorrência da doença, o Rio Grande do Sul decidiu suspender a vacinação contra a febre aftosa em busca do ...


1Q841919 | Veterinária, Defesa Sanitária, Prefeitura de Panambi RS Médico Veterinário, FUNDATEC, 2020

Em abril de 2000, depois de seis anos e quatro meses sem ocorrência da doença, o Rio Grande do Sul decidiu suspender a vacinação contra a febre aftosa em busca do status de área livre da enfermidade sem imunização. Em agosto, porém, surgiu na cidade de Jóia o primeiro dos poucos mais de 20 focos que acabariam se espalhando também pelos municípios de Augusto Pestana, Eugênio de Castro e São Miguel das Missões, todos na região noroeste do Estado. Em relação ao vírus da febre aftosa e à doença por ele causada, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Ingrid Nunes
Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: e) A febre aftosa é uma doença viral altamente contagiosa que afeta principalmente animais da ordem dos artiodáctilos, como bovinos, ovinos, suínos, caprinos e outros. No Brasil, os sorotipos A, O e C do vírus da febre aftosa são os que já foram notificados historicamente. Portanto, a alternativa e está correta ao afirmar que a infecção causada pelos tipos A, O e C já foi registrada no país.

Analisando as outras alternativas: a) Os tipos SAT 1 e Ásia não foram erradicados do país porque, na verdade, esses sorotipos são mais comuns na África e Ásia, e não são endêmicos no Brasil. Portanto, essa afirmativa é incorreta.

b) O vírus da febre aftosa pode infectar bovinos e ovinos de todas as idades, não havendo uma limitação para animais acima de três anos. Logo, essa alternativa está errada.

c) Javalis e veados, embora sejam artiodáctilos, podem ser suscetíveis ao vírus da febre aftosa, não sendo imunes. Assim, essa afirmativa é incorreta.

d) A transmissão da febre aftosa para humanos é extremamente rara e não ocorre pela ingestão de produtos lácteos pasteurizados, pois a pasteurização elimina o vírus. Portanto, essa alternativa também está errada.

Dessa forma, a única alternativa correta é a letra e, conforme o gabarito oficial e a resposta mais comentada pelos usuários.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.