Questões Enfermagem Saúde Mental

Responda: O transtorno do deficit 


1Q841959 | Enfermagem, Saúde Mental, Multiprofissional em Saúde Mental Infanto Juvenil, SES DF, IADES, 2020

O transtorno do deficit de atenção e hiperatividade (TDAH), comumente notado na infância, em ambiente escolar, apresenta sintomas continuados na adolescência e na vida adulta. Para uma assistência adequada, são necessárias abordagens com psicoterapia e fonoaudiologia, terapêuticas psicofarmacológicas buscando aprimorar o desenvolvimento pedagógico e de conduta. Acerca desse transtorno, julgue o item a seguir. 
Para um diagnóstico de TDAH, evidenciam-se a disfunção atencional, a impulsividade e a hiperatividade.
  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Letícia Cunha
Por Letícia Cunha em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a) O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é caracterizado por um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que interfere no funcionamento ou desenvolvimento da pessoa.

Os sintomas centrais do TDAH são justamente a desatenção, a hiperatividade e a impulsividade. Esses sintomas podem se manifestar de formas variadas, mas são essenciais para o diagnóstico clínico, conforme descrito no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5).

Além disso, o TDAH geralmente é identificado na infância, mas pode persistir na adolescência e na vida adulta, exigindo abordagens multidisciplinares, como psicoterapia, fonoaudiologia e, quando indicado, tratamento medicamentoso.

Portanto, a afirmação de que para o diagnóstico do TDAH evidenciam-se a disfunção atencional, a impulsividade e a hiperatividade está correta, pois esses são os critérios fundamentais para o diagnóstico do transtorno.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.