Questões Enfermagem Saúde da Mulher

Estima-se que a violência sexual atinja 12 milhões de pessoas a cada ano no mundo. As a...

Responda: Estima-se que a violência sexual atinja 12 milhões de pessoas a cada ano no mundo. As ações de atenção à saúde devem ser acessíveis para toda população, incluindo-se as medidas de emergência, o aco...


1Q842366 | Enfermagem, Saúde da Mulher, Prefeitura de Jaguapitã PR Enfermeira, FAUEL, 2020

Estima-se que a violência sexual atinja 12 milhões de pessoas a cada ano no mundo. As ações de atenção à saúde devem ser acessíveis para toda população, incluindo-se as medidas de emergência, o acompanhamento, reabilitação e tratamento dos eventuais impactos da violência sexual sobre a saúde física e mental da mulher. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA.
I - A violência sexual repercute na saúde física, desde o risco de contaminação por Doenças Sexualmente Transmissíveis até gravidez indesejada, e na saúde mental da pessoa, culminando em quadros de depressão, síndrome do pânico, ansiedade e distúrbios psicossomáticos. II - Deve ser realizada a notificação compulsória em qualquer caso suspeito ou confirmado de violência doméstica, sexual e/ ou outras violências contra mulheres, independente de faixa etária. III - Deve-se realizar a coleta imediata de sangue e de amostra do conteúdo vaginal na admissão da vítima de violência sexual para avaliar presença de DST, HIV ou hepatite. Somente após os resultados dos exames, deve-se iniciar a profilaxia. IV - A Anticoncepção de Emergência (AE) deve ser prescrita para todas as mulheres e adolescentes expostas à gravidez, através de contato certo ou duvidoso com sêmen, independente do período do ciclo menstrual. V - De acordo com o Decreto-Lei nº 2.848, o abortamento é permitido quando a gravidez resulta de estupro ou, por analogia, de outra forma de violência sexual.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.