Questões Educação Física Educação Física no Ambiente Escolar

A alegria não chega apenas no encontro do achado mas faz parte do processo da busca. E ...

Responda: A alegria não chega apenas no encontro do achado mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não podem dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria. O desrespeito à educação, ...


1Q842435 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor Map II Educação Física, Gestão de Concursos, 2020

A alegria não chega apenas no encontro do achado mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não podem dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria. O desrespeito à educação, aos educandos, aos educadores e às educadoras corrói ou deteriora em nós, de um lado, a sensibilidade ou a abertura ao bem querer da própria prática educativa de outro, a alegria necessária ao que-fazer docente. É digna de nota a capacidade que tem a experiência pedagógica para despertar, estimular e desenvolver em nós o gosto de querer bem e o gosto da alegria sem a qual a prática educativa perde o sentido.”

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia - saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. p. 53.

Segundo Paulo Freire, no livro Pedagogia da autonomia, ensinar não exige
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Equipe Gabarite
Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c)

Paulo Freire, em sua obra 'Pedagogia da Autonomia', enfatiza a importância de uma educação que seja baseada no respeito mútuo, na busca constante pelo conhecimento e na transformação social. A alternativa c) menciona 'consciência do conhecimento findo, reconhecimento de ser condicionado, respeito a autonomia do ser educador e quietação da realidade', elementos que não são exigidos segundo a filosofia de Freire.

Freire defende uma educação que é sempre aberta, em constante evolução e que desafia as realidades estabelecidas, promovendo a autonomia tanto dos educandos quanto dos educadores. A ideia de 'consciência do conhecimento findo' e 'quieação da realidade' vai contra os princípios de Freire de que o conhecimento é sempre inacabado e que a educação deve ser um espaço de questionamento e transformação contínua.

Portanto, a alternativa c) é a correta, pois lista requisitos que, segundo Freire, não são necessários para ensinar, contrastando com as outras alternativas que alinham-se mais com seus princípios pedagógicos.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.