Questões Odontologia Odontopediatria

Uma criança de 4 anos de idade f...

Responda: Uma criança de 4 anos de idade foi levada por sua mãe à unidade de Saúde da Família (USF), com necessidade de atendimento odontológico. A cria...


1Q842459 | Odontologia, Odontopediatria, Multiprofissional em Saúde da Família Odontologia, SES DF, IADES, 2020

Uma criança de 4 anos de idade foi levada por sua mãe à unidade de Saúde da Família (USF), com necessidade de atendimento odontológico. A criança chorava bastante e apontava para a região dos dentes superiores anteriores. Durante o acolhimento e a classificação de risco, o profissional responsável verificou FC = 100 bpm, FR = 34 irpm e SatO2 = 95%. Ao término da etapa da classificação de risco, o profissional inseriu a paciente na agenda do cirurgião-dentista (CD) para atendimento imediato, visto que o caso se tratava de uma urgência com queixa clínica, devendo assim ter atendimento priorizado. Ao iniciar o atendimento, o CD fez perguntas para fundamentar sua anamnese e observou, por meio do exame físico, a cavidade bucal da criança. A mãe relatou que a filha reclamava algumas vezes de dor ao comer alimentos doces e gelados e chorava constantemente há dois dias, sem remissão do quadro. Ao exame físico, foram observadas várias lesões cariosas nas regiões dos incisivos centrais superiores e inferiores, sendo o dente 51 o mais comprometido, com uma lesão de cárie extensa com exposição pulpar. Os demais dentes apresentavam lesões ativas de cárie em esmalte e lesões em dentina com cavitação.

Considerando esse caso e os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

Os profissionais que estão inseridos na eSB podem realizar, em conjunto com os demais profissionais da equipe de Saúde da Família, visita ao domicílio da criança, visando ao conhecimento da realidade vivenciada pela família e dos fatores que podem influenciar no processo saúde-doença.

  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

A Estratégia Saúde da Família (eSF) é um modelo de atenção básica que visa a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, atuando de forma integrada e comunitária. Os profissionais que compõem a equipe da eSF, incluindo os da equipe de Saúde Bucal (eSB), têm como uma de suas atribuições realizar visitas domiciliares.

Essas visitas são fundamentais para conhecer a realidade social, econômica e ambiental da família, fatores que influenciam diretamente o processo saúde-doença, especialmente em crianças. A visita domiciliar permite uma avaliação mais ampla das condições de vida, possibilitando intervenções mais efetivas e personalizadas.

No caso apresentado, a criança apresenta quadro de cárie extensa com exposição pulpar, o que demanda atendimento odontológico urgente, mas também reforça a importância do acompanhamento domiciliar para orientar a família sobre cuidados preventivos e fatores de risco.

Portanto, a afirmação de que os profissionais da eSB podem realizar visitas domiciliares em conjunto com a equipe da Saúde da Família para conhecer a realidade da criança e sua família está correta, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde e a Política Nacional de Atenção Básica.

Segunda resolução: A visita domiciliar é uma prática consolidada na atenção básica, prevista em documentos oficiais como a Portaria nº 2.436/2017 do Ministério da Saúde, que regulamenta a organização da atenção básica no SUS. A atuação conjunta da equipe multiprofissional, incluindo odontólogos, é essencial para o cuidado integral. Isso confirma que a alternativa correta é a letra a).
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.