Questões Enfermagem Saúde Mental

O técnico em enfermagem comunicou à enfermeira de plantão e fez anotação de enfermagem ...

Responda: O técnico em enfermagem comunicou à enfermeira de plantão e fez anotação de enfermagem sobre a presença de nistagmo em um paciente neurológico. Trata-se de um sinal caracterizado por:


1Q843037 | Enfermagem, Saúde Mental, Prefeitura de Descanso SC Técnico de Enfermagem, AMEOSC, 2020

O técnico em enfermagem comunicou à enfermeira de plantão e fez anotação de enfermagem sobre a presença de nistagmo em um paciente neurológico. Trata-se de um sinal caracterizado por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Letícia Cunha
Por Letícia Cunha em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) Oscilações do globo ocular em torno de um de seus eixos.

O nistagmo é um sinal clínico caracterizado por movimentos involuntários e repetitivos dos olhos, que podem ser horizontais, verticais ou rotatórios. Essas oscilações ocorrem em torno de um eixo do globo ocular e são indicativas de alterações neurológicas, especialmente em estruturas relacionadas ao equilíbrio e à coordenação, como o cerebelo e o sistema vestibular.

A alternativa a) descreve dor neuropática, que não tem relação com o nistagmo. A alternativa c) refere-se a uma situação de paralisia súbita, que não corresponde ao nistagmo. A alternativa d) fala sobre a miose, que é a diminuição do diâmetro da pupila, também diferente do nistagmo.

Portanto, a descrição correta do nistagmo é a oscilação involuntária do globo ocular, conforme indicado na alternativa b). Isso está de acordo com a literatura médica e os conceitos básicos de neurologia e enfermagem.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.