Questões Fisioterapia Fisioterapia em Ginecologia e Obstetrícia

A gravidez e o parto constituem-se em eventos fisiológicos, caracterizando-se por provo...

Responda: A gravidez e o parto constituem-se em eventos fisiológicos, caracterizando-se por provocarem variadas alterações físicas e emocionais. Sobre o tema, assinale a alternativa incorreta.


1Q843501 | Fisioterapia, Fisioterapia em Ginecologia e Obstetrícia, Prefeitura de Capim PB Fisioterapeuta, FACET Concursos, 2020

A gravidez e o parto constituem-se em eventos fisiológicos, caracterizando-se por provocarem variadas alterações físicas e emocionais. Sobre o tema, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c) A alternativa c está incorreta porque as transformações posturais decorrentes da gravidez não se corrigem espontaneamente em apenas duas semanas após o parto. Essas alterações são resultado do aumento do peso, deslocamento do centro de gravidade e relaxamento das articulações, e podem levar semanas ou meses para retornar ao estado pré-gestacional, dependendo de fatores como a recuperação muscular e cuidados pós-parto.

A alternativa a está correta ao afirmar que o útero em crescimento pode causar o estiramento da musculatura abdominal, levando à diástase dos músculos retos abdominais.

A alternativa b também está correta, pois o ganho de peso no final da gravidez aumenta a tensão na coluna lombossacra e nas articulações sacroilíacas, devido ao maior esforço para manter a postura.

A alternativa d é verdadeira ao dizer que o útero sofre as transformações mais sintomáticas durante a gestação, já que seu crescimento é intenso e impacta o corpo da gestante.

Por fim, a alternativa e está correta ao destacar que, embora o útero não pertença diretamente ao sistema musculoesquelético, ele é a principal causa das alterações na estática e dinâmica do esqueleto da gestante, devido ao seu crescimento e peso.

Portanto, a única alternativa incorreta é a c, que subestima o tempo necessário para a correção das alterações posturais após o parto.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.