Era para _________ falar ________ ontem, mas não __________ encontrei em par...

Era para _________ falar ________ ontem, mas não __________ encontrei em parte alguma.


Era para _________ falar ________ ontem, mas não __________ encontrei em parte alguma.

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

  • Rodrigo Antonio da costa
    Rodrigo Antonio da costa
    31/12/1969 • 21:00
    A resposta correta é a letra "e", pois o pronome "lhe" exerce função de objeto indireto e o pronome "o" de objeto direto, como o verbo "encontrar" é transitivo direto logo exige um pronome que seja usado como objeto direto.
  • Matheus Fernandes
    Matheus Fernandes
    31/12/1969 • 21:00
    Gabarito: e)

    Na frase "Era para _________ falar ________ ontem, mas não __________ encontrei em parte alguma," precisamos preencher as lacunas de forma gramaticalmente correta.

    1. A primeira lacuna deve ser preenchida por um pronome que funcione como sujeito de "falar". Portanto, deve ser "eu", pois "mim" não pode ser sujeito.

    2. A segunda lacuna refere-se a com quem a pessoa deveria falar. A expressão "com ele" é adequada e gramaticalmente correta, enquanto "consigo" é um pronome reflexivo usado quando o sujeito e o objeto da ação são a mesma pessoa, o que não se aplica aqui. "Contigo" também é um pronome de tratamento direto, mas não há indicação de que a conversa seria com a própria pessoa que fala.

    3. A terceira lacuna deve ser preenchida por um pronome objeto direto, pois complementa o verbo "encontrei". "O" é a forma correta para referir-se a um objeto masculino direto, enquanto "lhe" é um pronome objeto indireto e "te" seria usado em uma situação de tratamento direto informal, não aplicável aqui.

    Portanto, a opção correta é "eu – com ele – o".
  • bitcoin tesla concurseiro
    bitcoin tesla concurseiro
    31/12/1969 • 21:00
    o verbo falar pedi o pronome reto eu...
  • antonio xavier de alencar
    antonio xavier de alencar
    31/12/1969 • 21:00
    a b e a e estao certas o lhe e um plonome obliquo tambem


  • JOSEDNA DELFINO
    JOSEDNA DELFINO
    31/12/1969 • 21:00
    A FINAL QUAL É A RESPOSTA CERTA
🔒
Conteúdo restrito

Cadastre-se para visualizar comentários e resoluções.

Criar conta grátis

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência. Política de Privacidade.