Questões Enfermagem Doenças Crônicas Não Transmissíveis

Os distúrbios metabólicos no paciente adulto têm causas distintas, mas que podem provoc...

Responda: Os distúrbios metabólicos no paciente adulto têm causas distintas, mas que podem provocar situações de atendimentos de urgência significantes. O Hipotireoidismo e o Hipertireoidismo são duas faces ...


1Q843716 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Prefeitura de Capim PB Enfermeiro, FACET Concursos, 2020

Os distúrbios metabólicos no paciente adulto têm causas distintas, mas que podem provocar situações de atendimentos de urgência significantes. O Hipotireoidismo e o Hipertireoidismo são duas faces da mesma moeda, representam alterações antagônicas oriundas da mesma glândula (Tireoide). Sendo assim, analise as assertivas abaixo e marque V para Verdadeiro e F para Faso:
( ) Os possíveis sinais e sintomas apresentados por um paciente que desenvolve hipotireoidismo são letargia, fadiga extrema, raciocínio lento, lentidão das funções corporais, queda de cabelo, pele seca, unha quebradiça. ( ) Os exames de escolha para o diagnóstico das doenças da glândula tireoide são dosagem sérica do TSH, T3 e T4 (laboratorial), ultrassonografia. ( ) A Doença de Graves é uma doença autoimune contra o receptor do hormônio TSH. ( ) O hipetireoidismo é definido como o aumento na produção dos hormônios tireoidianos e o hipotireoidismo é a diminuição desta produção. ( ) Os hormônios Triíodotironina (T3) e Tiroxina (T4) atuam para a produção e para a formação dos hormônios da tireoide.
De acordo com as assertivas acima, assinale a alternativa com a sequência correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: e)

A primeira assertiva está correta. Os sinais e sintomas do hipotireoidismo incluem letargia, fadiga extrema, raciocínio lento, lentidão das funções corporais, queda de cabelo, pele seca e unha quebradiça, que são manifestações típicas da diminuição da atividade da tireoide.

A segunda assertiva também está correta. Para o diagnóstico das doenças da tireoide, os exames laboratoriais de dosagem sérica do TSH, T3 e T4 são essenciais, assim como a ultrassonografia, que auxilia na avaliação estrutural da glândula.

A terceira assertiva está correta. A Doença de Graves é uma doença autoimune em que há produção de anticorpos contra o receptor do hormônio TSH, levando à estimulação excessiva da tireoide e hipertireoidismo.

A quarta assertiva está correta. O hipertireoidismo é caracterizado pelo aumento da produção dos hormônios tireoidianos, enquanto o hipotireoidismo é a diminuição dessa produção.

A quinta assertiva está incorreta. Os hormônios Triiodotironina (T3) e Tiroxina (T4) são os próprios hormônios produzidos pela tireoide, não atuam para a produção ou formação de outros hormônios da tireoide, mas sim exercem efeitos metabólicos no organismo.

Portanto, a sequência correta é V-V-V-V-F, que corresponde à alternativa e.

Checagem dupla confirma que a alternativa e está correta, pois as quatro primeiras afirmativas são verdadeiras e a última é falsa.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.