Questões Odontologia Emergências Médicas em Odontologia

    A Nota Té...

Responda:     A Nota Técnica n° 9 - CGSB/Desf/Saps/MS -, em março de 2020, orientou para a suspensão dos atendimentos eletivos odonto...


1Q844004 | Odontologia, Emergências Médicas em Odontologia, Multiprofissional em Saúde da Família Odontologia, SES DF, IADES, 2020

    A Nota Técnica n° 9 - CGSB/Desf/Saps/MS -, em março de 2020, orientou para a suspensão dos atendimentos eletivos odontológicos e a manutenção das urgências odontológicas, em decorrência da pandemia da Covid-19 e da necessidade de mitigar a dissipação do novo Coronavírus. Essa orientação teve o objetivo de nortear a oferta de serviços na Atenção Primária (unidades de Saúde da Família, unidades básicas de saúde, centros de saúde, entre outros da Atenção Primária à Saúde - APS), que possuem equipes de Saúde Bucal (eSB) e a atenção especializada odontológica em Centros de Especialidades Odontológicas (CEO). Segundo o Caderno 28 da Atenção Básica “o atendimento às urgências odontológicas na Atenção Básica está amparado pela Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB), que prevê o acolhimento dos usuários em situação de urgência odontológica e refere que cada localidade deverá organizar os serviços de saúde bucal conforme a sua realidade e avaliação da situação de risco e de vulnerabilidade.”

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Acolhimento à demanda espontânea: queixas mais comuns na Atenção Básica/Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. Brasília, DF, 2020, com adaptações..

Com base nos conhecimentos relacionados às urgências odontológicas, julgue o item a seguir.

O atendimento à urgência odontológica na APS é realizado a qualquer hora do turno de trabalho, deve ser organizado por meio da classificação de necessidades e destina-se a qualquer pessoa.

  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Ingrid Nunes
Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

O atendimento à urgência odontológica na Atenção Primária à Saúde (APS) deve ser realizado durante todo o turno de trabalho, garantindo o acolhimento das demandas espontâneas dos usuários. Isso está alinhado com a Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB), que prevê o atendimento às urgências odontológicas como parte da organização dos serviços de saúde bucal, respeitando a realidade local e a avaliação da situação de risco e vulnerabilidade.

A classificação de necessidades é uma ferramenta importante para organizar o atendimento, priorizando os casos mais urgentes e garantindo que o serviço seja eficiente e humanizado. Além disso, o atendimento é destinado a qualquer pessoa que apresente uma urgência odontológica, sem restrições, pois a APS tem como princípio o acesso universal e integral.

Portanto, a afirmativa está correta, pois reflete a orientação oficial do Ministério da Saúde e os princípios da APS no Brasil, especialmente no contexto da pandemia de Covid-19, quando houve a necessidade de suspender atendimentos eletivos e manter apenas as urgências odontológicas para mitigar a disseminação do vírus.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.