Questões Enfermagem Saúde Mental

O cuidado em saúde mental, amparado pela desinstitucion...

Responda: O cuidado em saúde mental, amparado pela desinstitucionalização - que não se compreende apenas por questionar a função do hospital psiquiátrico, mas sim pela mudança...


1Q844258 | Enfermagem, Saúde Mental, Multiprofissional em Saúde Mental do Adulto Enfermagem, SES DF, IADES, 2020

O cuidado em saúde mental, amparado pela desinstitucionalização - que não se compreende apenas por questionar a função do hospital psiquiátrico, mas sim pela mudança na perspectiva do cuidado - é pautado em bases comunitárias com a retomada dos vínculos sociais. É então, um processo político e social complexo, no envolvimento de múltiplos atores atuantes no território e no cuidado em liberdade. Assim, pode-se considerar a luta antimanicomial um movimento plural articulado para a ruptura de paradigmas diante da loucura.

A respeito desse assunto, julgue o item a seguir.

O processo de redução de leitos em hospitais psiquiátricos e de desinstitucionalização de pessoas com longo histórico de internação ocorre por meio da expansão e do fortalecimento de serviços substitutivos em atenção psicossocial, articulando políticas públicas, diretrizes e normativas do Ministério da Saúde e transformações culturais e subjetivas na sociedade.

  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

O enunciado aborda o processo de desinstitucionalização na saúde mental, que é um movimento que visa substituir o modelo tradicional centrado no hospital psiquiátrico por um modelo comunitário e de cuidado em liberdade.

Esse processo envolve a redução do número de leitos em hospitais psiquiátricos e a criação e fortalecimento de serviços substitutivos, como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que oferecem atendimento em meio aberto e promovem a reinserção social dos usuários.

Além disso, essa transformação é pautada em políticas públicas e normativas do Ministério da Saúde, como a Reforma Psiquiátrica brasileira, que tem como base a Lei nº 10.216/2001, que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas com transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial.

Portanto, o item está correto ao afirmar que a redução de leitos e a desinstitucionalização ocorrem por meio da expansão e fortalecimento de serviços substitutivos, articulando políticas públicas, diretrizes e transformações culturais e subjetivas na sociedade.

Fazendo uma checagem dupla, a descrição está alinhada com o que preconiza a legislação e a prática da saúde mental no Brasil, confirmando que a alternativa correta é a letra a).
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.