Em idosos com lesão encefálica que atinja os ...

Em idosos com lesão encefálica que atinja os tratos descendentes moduladores, há liberação do reflexo de estiramento, determinando aspectos característicos da espast...


Em idosos com lesão encefálica que atinja os tratos descendentes moduladores, há liberação do reflexo de estiramento, determinando aspectos característicos da espasticidade e limitação funcional.

São aspectos característicos da espasticidade dessa lesão durante a avaliação fisioterapêutica, exceto:

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

  • David Castilho
    David Castilho
    31/12/1969 • 21:00
    Gabarito: b)

    A espasticidade é uma condição que ocorre devido a lesões no sistema nervoso central, resultando em um aumento do tônus muscular e reflexos exagerados. Portanto, durante a avaliação fisioterapêutica de idosos com lesão encefálica que afeta os tratos descendentes moduladores, podemos observar os seguintes aspectos característicos da espasticidade:

    a) Exagero dos reflexos exteroceptivos: Os reflexos tendem a ser mais intensos do que o normal devido à lesão nos tratos descendentes.

    b) Redução do tônus muscular: Este item está incorreto, pois na espasticidade há um aumento do tônus muscular, e não uma redução.

    c) Padrões de movimento em massa: Padrões de movimento involuntários e em massa podem estar presentes devido à falta de controle motor adequado.

    d) Co-contração inadequada: Pode ocorrer uma co-contração inadequada de músculos agonistas e antagonistas, dificultando a realização de movimentos precisos.

    Portanto, a alternativa correta, que não representa um aspecto característico da espasticidade nesse contexto, é a letra b) Redução do tônus muscular.
🔒
Conteúdo restrito

Cadastre-se para visualizar comentários e resoluções.

Criar conta grátis

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência. Política de Privacidade.