Na região Noroeste do Rio Grande do Sul, Pana...

Na região Noroeste do Rio Grande do Sul, Panambi é um município grande produtor de leite, tendo contribuído com aproximadamente 24 milhões de litros anuais, segundo ...


Na região Noroeste do Rio Grande do Sul, Panambi é um município grande produtor de leite, tendo contribuído com aproximadamente 24 milhões de litros anuais, segundo o IBGE (2010). A Tristeza Parasitária dos Bovinos (TPB) é uma doença de frequente ocorrência nos animais e é causa de prejuízo econômico pela redução na produção leiteira. Em relação à TPB, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A doença é causada por bactérias do gênero Anaplasma e protozoários do gênero Babesia.

( ) É uma doença classificada como uma zoonose direta.

( ) O carrapato Rhipicephalus (Boophilus) sanguineus é o ectoparasito transmissor dos agentes causadores da TPB.

( ) A anaplasmose também pode ser transmitida por vetores mecânicos como moscas hematófagas.

( ) As chamadas áreas livres de carrapatos são assim designadas pela existência de grande número de predadores dos carrapatos que impedem que ele possa completar sua fase de vida livre.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

  • Rodrigo Ferreira
    Rodrigo Ferreira
    31/12/1969 • 21:00
    Gabarito: c)

    A primeira assertiva é verdadeira. A Tristeza Parasitária dos Bovinos (TPB) é causada por bactérias do gênero Anaplasma e protozoários do gênero Babesia, que são os agentes etiológicos da doença.

    A segunda assertiva é falsa. A TPB não é classificada como uma zoonose direta, pois não é transmitida diretamente dos animais para os humanos; a transmissão ocorre principalmente por vetores, como carrapatos.

    A terceira assertiva é falsa. O carrapato transmissor dos agentes causadores da TPB é o Rhipicephalus (Boophilus) microplus, e não o Rhipicephalus sanguineus, que é mais comum em cães.

    A quarta assertiva é verdadeira. A anaplasmose pode ser transmitida por vetores mecânicos, como moscas hematófagas, que podem transportar o agente de um animal para outro sem que o agente se desenvolva no vetor.

    A quinta assertiva é falsa. As áreas livres de carrapatos são designadas assim devido a condições ambientais ou manejo que impedem a sobrevivência dos carrapatos, não pela presença de predadores que impeçam a fase de vida livre do carrapato.

    Portanto, a sequência correta é V - F - F - V - F, que corresponde à alternativa c.

    Segunda resolução confirma que a transmissão da TPB envolve Anaplasma e Babesia, que o vetor principal é Rhipicephalus microplus, e que a doença não é uma zoonose direta, reforçando a escolha da alternativa c como correta.
🔒
Conteúdo restrito

Cadastre-se para visualizar comentários e resoluções.

Criar conta grátis

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência. Política de Privacidade.