Questões Fisioterapia Fisioterapia na Oncologia

Considerando como referência inicial o caso clíni...

Responda: Considerando como referência inicial o caso clínico de determinado paciente de 20 anos de idade com história de diagnóstico de osteossarcoma em fêmur esquerdo ...


1Q844510 | Fisioterapia, Fisioterapia na Oncologia, Residência Multiprofissional Fisioterapia, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

Considerando como referência inicial o caso clínico de determinado paciente de 20 anos de idade com história de diagnóstico de osteossarcoma em fêmur esquerdo que apresenta metástase no pulmão direito, julgue o item subsequente.

Incisão cirúrgica póstero-lateral do tórax, para realizar a lobectomia promove redução da complacência torácica, sem limitação da mobilidade da cintura escapular.

  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Camila Duarte
Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) Errado.

A incisão cirúrgica póstero-lateral do tórax é uma abordagem comum para procedimentos como a lobectomia pulmonar. Essa incisão envolve a musculatura das costas e da parede torácica, incluindo músculos importantes para a movimentação da cintura escapular, como o latíssimo do dorso e o trapézio.

Essa intervenção cirúrgica pode, sim, limitar a mobilidade da cintura escapular devido ao trauma muscular e à dor pós-operatória, além da possível formação de aderências e fibroses na região.

Quanto à complacência torácica, a lobectomia reduz o volume pulmonar, o que pode afetar a complacência pulmonar, mas a complacência torácica, que depende da parede torácica e da musculatura, pode ser afetada negativamente pela incisão e pela cicatrização, levando a uma redução da mobilidade e da elasticidade da parede torácica.

Portanto, a afirmação de que a incisão promove redução da complacência torácica sem limitação da mobilidade da cintura escapular está incorreta, pois ambas podem ser afetadas.

Segunda análise confirma que a incisão póstero-lateral do tórax compromete tanto a complacência torácica quanto a mobilidade da cintura escapular, justificando o gabarito oficial 'b'.
David Castilho
Por David Castilho em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) Errado.

A incisão cirúrgica póstero-lateral do tórax é uma abordagem comum para procedimentos como lobectomia, especialmente em casos de metástase pulmonar, como no paciente descrito.

Essa incisão, apesar de permitir bom acesso ao pulmão, é conhecida por causar redução da complacência torácica devido à dor, cicatrização e possível rigidez da parede torácica após a cirurgia.

Além disso, essa incisão pode limitar a mobilidade da cintura escapular, pois envolve músculos importantes para o movimento do ombro, como o latíssimo do dorso e o trapézio, que podem ser afetados durante o procedimento.

Portanto, a afirmação de que a incisão promove redução da complacência torácica sem limitação da mobilidade da cintura escapular está incorreta, pois há sim limitação da mobilidade da cintura escapular após esse tipo de cirurgia.

Segunda análise confirma que a alternativa correta é a letra b, pois a incisão póstero-lateral do tórax impacta tanto a complacência torácica quanto a mobilidade da cintura escapular.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.