Analise as afirmativ...

Analise as afirmativas a seguir: I. O direito à igualdade de cond...


Analise as afirmativas a seguir:

I. O direito à igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola é assegurado às crianças pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

II. É dever do Estado assegurar ao adolescente o acesso ao Ensino Fundamental, obrigatório e gratuito, em conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Marque a alternativa CORRETA:

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

  • David Castilho
    David Castilho
    31/12/1969 • 21:00
    Gabarito: a) As duas afirmativas são verdadeiras.

    A afirmativa I está correta porque o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em seu artigo 53, assegura o direito à igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola, garantindo que todas as crianças tenham oportunidades iguais no ambiente educacional.

    A afirmativa II também é verdadeira. O ECA, no artigo 54, estabelece que é dever do Estado assegurar ao adolescente o acesso ao Ensino Fundamental, que é obrigatório e gratuito. Isso está em conformidade com a Constituição Federal e com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996).

    Portanto, ambas as afirmativas refletem corretamente os dispositivos legais que protegem o direito à educação para crianças e adolescentes, confirmando que o gabarito oficial está correto.

    Fazendo uma checagem dupla, não há contradição entre as afirmativas e a legislação vigente, reforçando que a alternativa correta é a letra a).
  • Equipe Gabarite
    Equipe Gabarite
    31/12/1969 • 21:00
    Gabarito: a) As duas afirmativas são verdadeiras.

    A afirmativa I está correta porque o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em seu artigo 53, assegura o direito à igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola, garantindo que todas as crianças tenham essa oportunidade sem discriminação.

    A afirmativa II também é verdadeira. O ECA, no artigo 54, estabelece que é dever do Estado assegurar ao adolescente o acesso ao Ensino Fundamental, que é obrigatório e gratuito. Isso reforça a responsabilidade estatal em garantir a educação básica para todos os adolescentes.

    Portanto, ambas as afirmativas estão em conformidade com o que dispõe o Estatuto da Criança e do Adolescente, justificando a alternativa correta como a letra a.

    Fazendo uma checagem dupla, verificamos que não há contradição entre as afirmativas e que ambas refletem dispositivos legais vigentes, confirmando o gabarito oficial e a resposta mais marcada pelos candidatos.
🔒
Conteúdo restrito

Cadastre-se para visualizar comentários e resoluções.

Criar conta grátis

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência. Política de Privacidade.