Questões Conhecimentos Gerais e Atualidades Conhecimentos Gerais de Educação nas Questões Sociais
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) orientam para a importância do uso de fonte...
Responda: Os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) orientam para a importância do uso de fontes históricas em sala de aula. A respeito da temática, assinale a alternativa INCORRETA.
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d)
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de 1998 destacam a importância do uso de fontes históricas para promover uma aprendizagem crítica e reflexiva.
A alternativa d) está incorreta porque apresenta uma visão limitada e equivocada do uso das fontes históricas, ao sugerir que elas devem ser usadas apenas para ilustrar conteúdos e que o professor deve optar preferencialmente por imagens por serem mais lúdicas.
Na verdade, o trabalho com fontes históricas deve ir além da simples ilustração, envolvendo análise, interpretação e comparação crítica dos documentos, para que os alunos desenvolvam habilidades históricas e compreendam a complexidade dos fatos.
As outras alternativas estão corretas e refletem os princípios dos PCNs, como a necessidade de escolher documentos adequados à faixa etária, o envolvimento em múltiplos momentos de análise e a definição clara das intenções didáticas.
Portanto, a alternativa d) é a única que apresenta uma orientação inadequada segundo os PCNs, justificando seu status de incorreta.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de 1998 destacam a importância do uso de fontes históricas para promover uma aprendizagem crítica e reflexiva.
A alternativa d) está incorreta porque apresenta uma visão limitada e equivocada do uso das fontes históricas, ao sugerir que elas devem ser usadas apenas para ilustrar conteúdos e que o professor deve optar preferencialmente por imagens por serem mais lúdicas.
Na verdade, o trabalho com fontes históricas deve ir além da simples ilustração, envolvendo análise, interpretação e comparação crítica dos documentos, para que os alunos desenvolvam habilidades históricas e compreendam a complexidade dos fatos.
As outras alternativas estão corretas e refletem os princípios dos PCNs, como a necessidade de escolher documentos adequados à faixa etária, o envolvimento em múltiplos momentos de análise e a definição clara das intenções didáticas.
Portanto, a alternativa d) é a única que apresenta uma orientação inadequada segundo os PCNs, justificando seu status de incorreta.
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários