Questões Conhecimentos Gerais e Atualidades Questões Sociais

Leia texto a seguir:

Responda: Leia texto a seguir: No Brasil, os casos de homicídio de pessoas negras (pretas e pardas) aum...


1Q848969 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Questões Sociais, Prefeitura de Capim PB Agente Administrativo, FACET Concursos, 2020

Leia texto a seguir:

No Brasil, os casos de homicídio de pessoas negras (pretas e pardas) aumentaram 11,5% em uma década, de acordo com o Atlas da Violência 2020 […] publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Ao mesmo tempo, entre 2008 e 2018, período avaliado, a taxa entre não negros (brancos, amarelos e indígenas) fez o caminho inverso, apresentando queda de 12,9%

(Fonte:https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-08/atlas-da-violencia-assassinatos-de-negros-crescem-115-em10-anos, acessado em outubro de 2020.

Sobre a questão do racismo no Brasil, marque V para Verdadeiro e F para Falso:

( ) O racismo é praticamente inexistente no Brasil, sendo mais forte em países como os Estados Unidos.

( ) O racismo tem relação histórica com a escravidão no Brasil.

( ) A miscigenação fez com que o país se transformasse num dos mais plurais do mundo. Apesar da desigualdade econômica no país, os negros conseguem ter, em termos proporcionais, a mesma renda dos brancos no nosso país.

( ) O racismo institucional não existe no Brasil, apenas nos Estados Unidos.

A alternativa que apresenta o termo correto é a letra:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Equipe Gabarite
Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d)

A primeira afirmativa diz que o racismo é praticamente inexistente no Brasil, sendo mais forte em países como os Estados Unidos. Essa afirmação é falsa, pois o racismo existe no Brasil e é um problema social grave, ainda que possa se manifestar de formas diferentes em cada país.

A segunda afirmativa afirma que o racismo tem relação histórica com a escravidão no Brasil. Essa é verdadeira, pois o racismo estrutural brasileiro tem raízes na escravidão que perdurou por mais de 300 anos, influenciando as desigualdades raciais atuais.

A terceira afirmativa fala que, apesar da miscigenação e da pluralidade do país, os negros conseguem ter, em termos proporcionais, a mesma renda dos brancos. Essa é falsa, pois dados estatísticos mostram que negros no Brasil, em média, recebem menos que brancos, refletindo desigualdades econômicas e sociais.

A quarta afirmativa diz que o racismo institucional não existe no Brasil, apenas nos Estados Unidos. Isso é falso, pois o racismo institucional está presente no Brasil, manifestando-se em diferentes setores, como segurança pública, mercado de trabalho e educação.

Portanto, a sequência correta é F, V, F, F, que corresponde à alternativa d.

Checagem dupla confirma que as desigualdades raciais no Brasil são reais e que o racismo institucional é um fenômeno presente no país, desmentindo as afirmações que negam esses fatos.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.