Questões Direito Previdenciário Beneficiários do Regime Geral de Previdência Social RGPS

No que tange aos beneficiários, enquanto dependentes do segurado do Regime Geral de Pre...

Responda: No que tange aos beneficiários, enquanto dependentes do segurado do Regime Geral de Previdência Social, considere: I. São beneficiários dependentes, entre outros, o cônjuge, a companheira, o c...


Q849140 | Direito Previdenciário, Beneficiários do Regime Geral de Previdência Social RGPS, AL AP Advogado Legislativo Procurador, FCC, 2020

No que tange aos beneficiários, enquanto dependentes do segurado do Regime Geral de Previdência Social, considere:
I. São beneficiários dependentes, entre outros, o cônjuge, a companheira, o companheiro e o filho não emancipado, de qualquer condição, menor de 21 anos ou inválido ou que tenha deficiência intelectual ou mental ou deficiência grave.
II. A existência de dependente de qualquer das classes previstas em lei não exclui do direito às prestações os das classes seguintes.
III. O enteado e o menor tutelado equiparam-se a filho mediante declaração do segurado, independentemente de comprovação de dependência econômica. IV. As provas de união estável e de dependência econômica exigem início de prova material contemporânea dos fatos, produzido em período não superior a 24 meses anterior à data do óbito ou do recolhimento à prisão do segurado, não admitida a prova exclusivamente testemunhal, exceto na ocorrência de motivo de força maior ou caso fortuito, conforme disposto no regulamento.
Está correto o que se afirma APENAS em
Ingrid Nunes
Por Ingrid Nunes em 14/01/2025 17:26:20🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: c) I e IV.

Para responder essa questão, é necessário conhecer as regras sobre os beneficiários do Regime Geral de Previdência Social, que estão previstas na Lei nº 8.213/91, que dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social.

Analisando cada afirmativa:

I. Correto. De acordo com a Lei nº 8.213/91, são considerados beneficiários dependentes do segurado, entre outros, o cônjuge, a companheira, o companheiro e o filho não emancipado, de qualquer condição, menor de 21 anos ou inválido ou que tenha deficiência intelectual ou mental ou deficiência grave.

II. Incorreto. A existência de dependente de qualquer das classes previstas em lei exclui do direito às prestações os das classes seguintes. Ou seja, a existência de um dependente de uma classe superior exclui os dependentes das classes subsequentes.

III. Incorreto. O enteado e o menor tutelado equiparam-se a filho mediante declaração do segurado, independentemente de comprovação de dependência econômica. Não é necessária a comprovação de dependência econômica nesses casos.

IV. Correto. As provas de união estável e de dependência econômica exigem início de prova material contemporânea dos fatos, produzido em período não superior a 24 meses anterior à data do óbito ou do recolhimento à prisão do segurado, não admitida a prova exclusivamente testemunhal, exceto na ocorrência de motivo de força maior ou caso fortuito, conforme disposto no regulamento.

Portanto, a resposta correta é a alternativa c) I e IV.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.