Questões Técnicas de Vendas e Negociação Comunicação no Atendimento ao Público
A comunicação é uma extraordinária ferramenta da qualidade no a...
Responda: A comunicação é uma extraordinária ferramenta da qualidade no atendimento. Portanto, é preciso muito cuidado para evitar ruídos na comunicação, ou seja, é necessário reconhe...
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Por David Castilho em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c)
As barreiras da comunicação são obstáculos que dificultam ou impedem o entendimento claro da mensagem entre emissor e receptor. Elas podem ser classificadas em diversas categorias, como barreiras físicas, tecnológicas, psicológicas, semânticas, entre outras.
As barreiras tecnológicas são aquelas relacionadas a problemas nos meios ou canais de comunicação, como falhas técnicas, ruídos no telefone, interferências, etc. Portanto, as alternativas a) e b) estão corretas ao afirmar que barreiras tecnológicas resultam de defeitos ou interferências materiais.
As barreiras psicológicas estão ligadas a fatores internos do indivíduo, como emoções, atitudes, preconceitos, diferenças culturais e comportamentais. A alternativa d) está correta ao dizer que barreiras psicológicas provêm das diferenças individuais e aspectos do comportamento humano.
O egocentrismo, mencionado na alternativa e), é uma barreira psicológica clássica, pois a pessoa centrada em si mesma pode não ouvir ou compreender o outro adequadamente.
Já a alternativa c) está incorreta porque atribui a barreiras psicológicas características que são, na verdade, barreiras semânticas ou linguísticas, como gírias, regionalismos, dificuldades de verbalização, escrita e gagueira. Essas dificuldades estão relacionadas à linguagem e ao significado das palavras, não a fatores psicológicos.
Portanto, a alternativa c) é a exceção correta, pois confunde barreiras psicológicas com barreiras semânticas ou linguísticas.
As barreiras da comunicação são obstáculos que dificultam ou impedem o entendimento claro da mensagem entre emissor e receptor. Elas podem ser classificadas em diversas categorias, como barreiras físicas, tecnológicas, psicológicas, semânticas, entre outras.
As barreiras tecnológicas são aquelas relacionadas a problemas nos meios ou canais de comunicação, como falhas técnicas, ruídos no telefone, interferências, etc. Portanto, as alternativas a) e b) estão corretas ao afirmar que barreiras tecnológicas resultam de defeitos ou interferências materiais.
As barreiras psicológicas estão ligadas a fatores internos do indivíduo, como emoções, atitudes, preconceitos, diferenças culturais e comportamentais. A alternativa d) está correta ao dizer que barreiras psicológicas provêm das diferenças individuais e aspectos do comportamento humano.
O egocentrismo, mencionado na alternativa e), é uma barreira psicológica clássica, pois a pessoa centrada em si mesma pode não ouvir ou compreender o outro adequadamente.
Já a alternativa c) está incorreta porque atribui a barreiras psicológicas características que são, na verdade, barreiras semânticas ou linguísticas, como gírias, regionalismos, dificuldades de verbalização, escrita e gagueira. Essas dificuldades estão relacionadas à linguagem e ao significado das palavras, não a fatores psicológicos.
Portanto, a alternativa c) é a exceção correta, pois confunde barreiras psicológicas com barreiras semânticas ou linguísticas.
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