Questões Português Fonética e Fonologia

As...

Responda: As boazinhas que me perdoem    Qual o elogio que...


1Q851510 | Português, Fonética e Fonologia, Agente Administrativo, CONTEMAX, 2020

As boazinhas que me perdoem

    Qual o elogio que uma mulher adora receber? Bom, se você está com tempo, pode-se listar aqui uns 700: mulher adora que verbalizem seus atributos, sejam eles físicos ou morais. Diga que ela é uma mulher inteligente, e ela irá com a sua cara. Diga que ela tem um ótimo caráter e um corpo que é uma provocação, e ela decorará o seu número. Fale do seu olhar, da sua pele, do seu sorriso, da sua presença de espírito, da sua aura de mistério, de como ela tem classe: ela achará você muito observador e lhe dará uma cópia da chave de casa. Mas não pense que o jogo está ganho: manter o cargo vai depender da sua perspicácia para encontrar novas qualidades nessa mulher poderosa, absoluta. Diga que ela cozinha melhor que a sua mãe, que ela tem uma voz que faz você pensar obscenidades, que ela é um avião no mundo dos negócios. Fale sobre sua competência, seu senso de oportunidade, seu bom gosto musical. Agora quer ver o mundo cair? Diga que ela é muito boazinha.

    Descreva uma mulher boazinha. Voz fina, roupas pastéis, calçados rente ao chão. Aceita encomendas de doces, contribui para a igreja, cuida dos sobrinhos nos finais de semana. Disponível, serena, previsível, nunca foi vista negando um favor. Nunca teve um chilique. Nunca colocou os pés num show de rock. É queridinha. Pequeninha. Educadinha. Enfim, uma mulher boazinha.

    Fomos boazinhas por séculos. Engolíamos tudo e fingíamos não ver nada, ceguinhas. Vivíamos no nosso mundinho, rodeadas de panelinhas e nenezinhos. A vida feminina era esse frege: bordados, paredes brancas, crucifixo em cima da cama, tudo certinho. Passamos um tempão assim, comportadinhas, enquanto íamos alimentando um desejo incontrolável de virar a mesa. Quietinhas, mas inquietas.

    Até que chegou o dia em que deixamos de ser as coitadinhas. Ninguém mais fala em namoradinhas do Brasil: somos atrizes, estrelas, profissionais. Adolescentes não são mais brotinhos: são garotas da geração teen. Ser chamada de patricinha é ofensa mortal. Quem gosta de diminutivos, definha.

    Ser boazinha não tem nada a ver com ser generosa. Ser boa é bom, ser boazinha é péssimo. As boazinhas não têm defeitos. Não têm atitude. Conformam-se com a coadjuvância. PH neutro. Ser chamada de boazinha, mesmo com a melhor das intenções, é o pior dos desaforos.

    Mulheres bacanas, complicadas, batalhadoras, persistentes, ciumentas, apressadas, é isso que somos hoje. Merecemos adjetivos velozes, produtivos, enigmáticos. As “inhas” não moram mais aqui. Foram para o espaço, sozinhas.

MEDEIROS, Martha. Liberdade Crônica. Porto Alegre: L&PM, 2014.

Analise os itens abaixo e assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)

Vamos analisar cada alternativa para entender por que a letra b é a correta.

a) A alternativa afirma que não há ditongo em todos os vocábulos "roupas", "pastéis", "ao", "contribui" e "ninguém". Isso está incorreto, pois "roupas" tem o ditongo 'ou', "pastéis" tem o ditongo 'éis', "ao" é um ditongo, "contribui" tem ditongo no final 'ui' e "ninguém" também possui ditongo 'uê'. Portanto, há ditongos em todos esses vocábulos, o que torna a afirmativa falsa.

b) No vocábulo "crucifixo", temos dois encontros consonantais: 'cr' no início e 'fx' no meio da palavra. Um encontro consonantal ocorre quando duas consoantes aparecem juntas na mesma palavra, podendo ser um encontro consonantal consonantal ou uma consoante e uma semivogal. Aqui, 'cr' e 'fx' são encontros consonantais, confirmando a alternativa correta.

c) "Coadjuvância" não é um neologismo, pois é uma palavra já consolidada na língua portuguesa, derivada do verbo "coadjuvar" com o sufixo "-ância". Portanto, a afirmativa está correta, mas a questão pede a alternativa correta, e a letra b é mais precisa.

d) Os vocábulos "observador", "perspicácia", "obscenidades", "incontrolável" e "mortal" não apresentam o mesmo processo de formação. Por exemplo, "observador" é formado por derivação sufixal, "perspicácia" é um substantivo abstrato, "obscenidades" é plural de um substantivo, "incontrolável" é formado por prefixação e sufixação, e "mortal" é um adjetivo simples. Portanto, a alternativa é falsa.

e) O segmento "mesmo com a melhor das intenções" tem valor semântico concessivo, indicando uma oposição ou contraste, e não de conformidade. Portanto, essa alternativa está incorreta.

A segunda análise confirma que a alternativa b é a correta, pois apresenta uma informação precisa e correta sobre o vocábulo "crucifixo" e seus encontros consonantais.

Portanto, o gabarito oficial e a resposta correta é a letra b.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.