Questões Direito Civil Princípios Gerais de Direito Civil

Nicanor deu entrada em processo administrativo, buscando a renovação da concessão de li...

Responda: Nicanor deu entrada em processo administrativo, buscando a renovação da concessão de licença para a prática de comércio ambulante nas ruas de Santo Augusto, notadamente em ponto próximo à prefeitur...


1Q851804 | Direito Civil, Princípios Gerais de Direito Civil, Prefeitura de Santo Augusto RS Advogado, FUNDATEC, 2020

Nicanor deu entrada em processo administrativo, buscando a renovação da concessão de licença para a prática de comércio ambulante nas ruas de Santo Augusto, notadamente em ponto próximo à prefeitura, em que já tinha obtido licença anterior para a mesma atividade, com fundamento em norma de conteúdo indeterminado. Apresentou a mesma documentação. Contudo, o pedido foi negado em razão de alteração, posterior à apresentação da documentação, do entendimento administrativo do órgão municipal responsável pela análise. Também, o órgão administrativo municipal impôs multa ao requerente, em função da irregularidade reconhecida da licença anteriormente concedida. À luz da Lei de Introdução das Normas do Direito Brasileiro (Decreto-Lei nº 4.657/1942 e suas alterações), é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d)

A questão trata da aplicação da Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (Decreto-Lei nº 4.657/1942) no contexto de processo administrativo envolvendo mudança de entendimento administrativo e aplicação de multa.

O item d) está correto porque a revisão administrativa deve respeitar a segurança jurídica, ou seja, não pode retroagir para invalidar situações já consolidadas com base em mudança posterior de entendimento. Isso está alinhado ao princípio da proteção da confiança legítima e da estabilidade das relações jurídicas.

Assim, se a licença foi concedida sob um entendimento anterior, não se pode aplicar retroativamente uma nova interpretação para declarar inválida a situação já constituída, o que impediria a aplicação da multa ao requerente com base em mudança posterior.

As outras alternativas apresentam incorreções:

- a) está errada porque decisões administrativas devem considerar as consequências práticas, não apenas valores abstratos.
- b) está incorreta pois, embora possa haver mudança de entendimento, é necessário observar regime de transição para garantir proporcionalidade e equidade.
- c) está errada porque agentes públicos podem responder por dolo ou erro grosseiro, mesmo havendo parecer.
- e) está incorreta porque autoridades públicas podem sim editar súmulas administrativas para uniformizar entendimento, contribuindo para a segurança jurídica.

Portanto, a alternativa d) é a que melhor reflete os princípios e regras da Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro aplicados ao caso.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.