Questões Direito Constitucional Ordem Social

A Constituição Federal (CF) do Brasil garante que A saúde é direito de todos e dever do...

Responda: A Constituição Federal (CF) do Brasil garante que A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros ...


1Q855429 | Direito Constitucional, Ordem Social, Prefeitura de Capim PB Técnico de Enfermagem, FACET Concursos, 2020

A Constituição Federal (CF) do Brasil garante que A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. Sendo assim, analise as assertivas a seguir:
I. Descentralização, com direção única em cada esfera de governo. II. Atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais. III. Participação da comunidade.
São diretrizes pautadas na CF de acordo com o artigo 198:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Equipe Gabarite
Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c)
A Constituição Federal, no artigo 198, estabelece as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), que incluem a descentralização com direção única em cada esfera de governo, o atendimento integral com prioridade para as atividades preventivas sem prejuízo dos serviços assistenciais, e a participação da comunidade.
A descentralização significa que as ações e serviços de saúde são organizados de forma regionalizada e hierarquizada, com direção única em cada esfera (federal, estadual e municipal), garantindo maior eficiência e coordenação.
O atendimento integral prioriza as ações preventivas, mas não exclui os serviços assistenciais, buscando uma abordagem completa da saúde.
A participação da comunidade é fundamental para o controle social e para garantir que as políticas de saúde atendam às necessidades reais da população.
Portanto, todas as assertivas I, II e III estão corretas conforme o artigo 198 da CF, justificando a alternativa c como correta.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.