Segundo o Manual de Redação da Presidência da República a redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige comunicações oficiais e atos normativos. A redação oficial não é necessariamente árida e contrária à evolução da língua. É que sua finalidade básica - comunicar com objetividade e máxima clareza - impõe certos parâmetros ao uso que se faz da língua, de maneira diversa daquele da literatura, do texto jornalístico, da correspondência particular etc. Nesse sentido a redação oficial deve caracterizar-se por: I - clareza e precisão II - objetividade III - uso de regionalismos IV - coesão e coerência V - impessoalidade VI - formalidade e padronização VII - uso da norma padrão da língua portuguesa VIII - concisão IX - emprego do pronome de tratamento Vossa Excelência em todas as correspondências oficiais. X - uso de linguagem rebuscada quando a correspondência for dirigida para uma autoridade de alto escalão. Fonte: Extraído e Adaptado de: http://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/assuntos/manual-de-redacao-dapresidencia-da-republica/manual-de-redacao.pdf Acesso em 23 jan. 2020.
✂️ a) São corretos apenas os itens I, II, III, V, VI, VIII e IX. ✂️ b) São corretos apenas os itens I, II, IV, V, VI,VIII e X . ✂️ c) São corretos apenas os itens I, II, III, IV, V, VI e VIII. ✂️ d) São corretos apenas os itens I, II, IV, V, VI, VII e VIII. ✂️ e) São corretos apenas os itens I, II, V, VII e X.