Questões Português Pontuação

    Desde pequeno, tive tendência para pers...

Responda:     Desde pequeno, tive tendência para personificar as coisas. Tia Tula, que achava que mormaço fazia mal, sempre gritava: “Vem pra dentro, menino, olha ...


1Q858605 | Português, Pontuação, Técnico de Complexidade Intelectual Arquivologia, CESPE CEBRASPE, 2020

    Desde pequeno, tive tendência para personificar as coisas. Tia Tula, que achava que mormaço fazia mal, sempre gritava: “Vem pra dentro, menino, olha o mormaço!” Mas eu ouvia o mormaço com M maiúsculo. Mormaço, para mim, era um velho que pegava crianças! Ia pra dentro logo. E ainda hoje, quando leio que alguém se viu perseguido pelo clamor público, vejo com estes olhos o Sr. Clamor Público, magro, arquejante, de preto, brandindo um guarda-chuva, com um gogó protuberante que se abaixa e levanta no excitamento da perseguição. E já estava devidamente grandezinho, pois devia contar uns trinta anos, quando me fui, com um grupo de colegas, a ver o lançamento da pedra fundamental da ponte Uruguaiana-Libres, ocasião de grandes solenidades, com os presidentes Justo e Getúlio, e gente muita, tanto assim que fomos alojados os do meu grupo num casarão que creio fosse a Prefeitura, com os demais jornalistas do Brasil e Argentina. Era como um alojamento de quartel, com breve espaço entre as camas e todas as portas e janelas abertas, tudo com os alegres incômodos e duvidosos encantos de uma coletividade democrática. Pois lá pelas tantas da noite, como eu pressentisse, em meu entredormir, um vulto junto à minha cama, sentei-me estremunhado e olhei atônito para um tipo de chiru, ali parado, de bigodes caídos, pala pendente e chapéu descido sobre os olhos. Diante da minha muda interrogação, ele resolveu explicar-se, com a devida calma:

— Pois é! Não vê que eu sou o sereno...

Mário Quintana. In: As cem melhores crônicas brasileiras. São Paulo: Objetiva, 2007.

No que se refere aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o próximo item. 
A inserção de uma vírgula logo após “protuberante”, no trecho “com um gogó protuberante que se abaixa e levanta no excitamento da perseguição”, manteria a correção gramatical do período e seu sentido original.
  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Camila Duarte
Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Para resolver essa questão, é importante analisar a estrutura da frase em questão e compreender a função do termo "protuberante" no contexto. Vamos analisar a frase em questão:

"com um gogó protuberante que se abaixa e levanta no excitamento da perseguição"

Nesse trecho, a expressão "com um gogó protuberante" está descrevendo o gogó do Sr. Clamor Público, caracterizando-o como tendo um gogó que se destaca, que se sobressai. A palavra "protuberante" funciona como um adjetivo que qualifica o substantivo "gogó".

A inserção de uma vírgula após "protuberante" poderia causar uma quebra na estrutura da frase, prejudicando a fluidez e a clareza da descrição. Além disso, a vírgula não é necessária para separar o adjetivo "protuberante" do restante da frase, pois ele está diretamente ligado ao substantivo "gogó".

Portanto, a afirmação de que a inserção de uma vírgula após "protuberante" manteria a correção gramatical do período e seu sentido original está ERRADA.

Gabarito: b) Errado
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.