Questões Direito Penal Crimes Contra a Administração Pública

Analise as afirmativas a seguir:

Responda: Analise as afirmativas a seguir: I. Exportar para o exterior peles e couros de anfíbios e de r...


Q858942 | Direito Penal, Crimes Contra a Administração Pública, Prefeitura de Araçoiaba PE Guarda Municipal, ADMeTEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. Exportar para o exterior peles e couros de anfíbios e de répteis em bruto, sem a autorização da autoridade ambiental competente, é um crime com pena de detenção, de três a seis anos, ou multa, conforme determina a Lei Federal nº 9.605, de 1998, em seu artigo 30.

II. À luz do artigo 312 do Código Penal, ao funcionário público que cometeu o crime de peculato, embora não tendo a posse do dinheiro, valor ou bem, o subtrai, ou concorre para que seja subtraído, em proveito próprio ou alheio, valendo-se de facilidade que lhe proporciona a qualidade de funcionário, aplica-se a pena de reclusão, de dois a doze anos, e multa.

III. Ampliar as alternativas de inserção social e econômica do usuário ou dependente de drogas, promovendo programas que priorizem a melhoria de sua escolarização e a sua qualificação profissional, assim como promover o acesso do usuário ou dependente de drogas a todos os serviços públicos, são objetivos do Plano Nacional de Políticas sobre Drogas previstos no artigo 8º-D, IV e V, da Lei nº 11.343, de 2006.

Marque a alternativa CORRETA

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Usuário
Por DENIS CARVALHO DOS SANTOS em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito : B
I - Errado : Art. 30. Exportar para o exterior peles e couros de anfíbios e répteis em bruto, sem a autorização da autoridade ambiental competente: Pena - reclusão, de um a três anos, e multa;
II - Correto : O § 1º do artigo 312 do Código Penal diz que ao funcionário público que cometeu o crime de peculato, embora não tendo a posse do dinheiro, valor ou bem, o subtrai, ou concorre para que seja subtraído, em proveito próprio ou alheio, valendo-se de facilidade que lhe proporciona a qualidade de funcionário, aplica-se a pena de reclusão, de dois a doze anos, e multa;
III - Correto - O artigo 8º-D, IV e V, da Lei nº 11.343, de 2006 diz o seguinte :
IV - ampliar as alternativas de inserção social e econômica do usuário ou dependente de drogas, promovendo programas que priorizem a melhoria de sua escolarização e a qualificação profissional; (Incluído pela Lei nº 13.840, de 2019)

V - promover o acesso do usuário ou dependente de drogas a todos os serviços públicos. (Incluído pela Lei nº 13.840, de 2019)
Claudio Pessanha
Por Claudio Pessanha em 31/12/1969 21:00:00
A questão cobrou conhecimentos acerca da lei n° 9.605, de 1998 – Lei dos crimes ambientais, Lei nº 11.343, de 2006 e dos crimes contra a Administração em geral.

Item I – Incorreto. Exportar para o exterior peles e couros de anfíbios e répteis em bruto, sem a autorização da autoridade ambiental competente é crime previsto no art. 30 da lei n° 9.605, de 1998 – Lei dos crimes ambientais e tem pena reclusão, de um a três anos, e multa e não pena de detenção como afirmado no item.

Item II – Correto. O crime de peculato, previsto no art. 312 do Código Penal, é apenado com reclusão, de dois a doze anos, e multa.

Item III – Correto. O item reproduz fielmente o disposto no artigo 8º-D, IV e V, da Lei nº 11.343, de 2006.

Assim, apenas duas afirmativas estão corretas.

Gabarito, letra C.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.