Questões Legislação da Educação Lei 8069 10639 9394

Para a identificação das necessidades educacionais especiais dos alunos e a tomada d...

Responda: Para a identificação das necessidades educacionais especiais dos alunos e a tomada de decisões quanto ao atendimento necessário, a escola deve realizar, com assessoramento técnico, a avaliação d...


Q861135 | Legislação da Educação, Lei 8069 10639 9394, Especialista em Educação Básica, SEE MG, FUMARC

Para a identificação das necessidades educacionais especiais dos alunos e a tomada de decisões quanto ao atendimento necessário, a escola deve realizar, com assessoramento técnico, a avaliação do aluno no processo de ensino e aprendizagem, contando, para tal, com: a) a experiência de seu corpo docente, diretores, coordenadores, orientadores e supervisores educacionais; b) o setor responsável pela educação especial do respectivo sistema; c) a colaboração da família e a cooperação dos serviços de Saúde, Assistência Social, Trabalho, Justiça e Esporte, bem como do Ministério Público, quando necessário.

(Fonte: Art. 6º, Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica /Secretaria de Educação Especial. MEC/SEESP, 2001).

Analise as seguintes asserções:

I. O Art. 6º, das Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica (2001), em consonância com a Declaração de Salamanca (1994), dispõe que toda criança possui características, interesses, habilidades e necessidades de aprendizagem que são únicas e que os sistemas educacionais deveriam ser designados e programas educacionais deveriam ser implementados no sentido de se levar em conta a vasta diversidade de tais características e necessidades.

PORQUE

II. Toda criança tem direito fundamental à educação, e deve ser dada a ela a oportunidade de atingir e manter o nível adequado de aprendizagem.

A respeito dessas asserções, é CORRETO afirmar:

Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 31/05/2025 07:26:21🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b)

A asserção I é verdadeira e está em consonância com o Art. 6º das Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica (2001), que enfatiza a necessidade de considerar as características únicas de cada aluno no processo educacional, o que está alinhado com os princípios da Declaração de Salamanca (1994). Essa declaração internacional é um marco na educação inclusiva, enfatizando que os sistemas educacionais devem ser adaptados para atender às necessidades de todos os alunos, especialmente aqueles com necessidades educacionais especiais.

A asserção II também é verdadeira, pois reflete um princípio fundamental dos direitos humanos, que é o direito à educação, garantido por diversos documentos internacionais e pela Constituição Federal do Brasil de 1988, em seu artigo 205, que assegura a educação como um direito de todos.

Além disso, a asserção II serve como uma justificativa correta para a asserção I, pois a necessidade de adaptar os sistemas educacionais para atender às características e necessidades únicas de cada aluno é uma consequência direta do princípio de que toda criança tem o direito de alcançar um nível adequado de aprendizagem. Portanto, ambas as proposições são verdadeiras, e II justifica corretamente I.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.