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No que se refere à sondagem na prática docente, julgue o item a seguir. Emíl...
Responda: No que se refere à sondagem na prática docente, julgue o item a seguir. Emília Ferreiro e Teberosky, em estudo sobre a gênese do pensamento de crianças em relação à língua escrita, organ...
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Por Sumaia Santana em 31/12/1969 21:00:00
A assertiva está correta. As autoras organizaram cinco hipóteses do processo de alfabetização:
1. Hipótese pré-silábica: a criança vê a escrita como um desenho ou representação do que ela quer mostrar;
2. Hipótese silábica sem valor sonoro: atribuição de uma letra para cada sílaba, porém, a letra não apresenta relação sonora com a sílaba;
3. Hipótese silábica com valor sonoro: atribuição de uma letra para cada sílaba e a letra tem relação sonora com a sílaba;
4. Hipótese silábico-alfabética: atribuição de letras para os sons das sílabas, com erros como associar a mesma letra para sons distintos;
5. Hipótese alfabética: entendimento de que cada letra representa um som, capacidade de ler e escrever corretamente.
O professor precisa conhecer tal conceito e reconhecer em qual fase seus alunos estão, a fim de planejar atividades coerentes com o momento deles. Uma ideia de atividade para crianças na Hipótese silábica com valor sonoro é pedir que os alunos identifiquem os sons de uma sílaba e depois, falar para elas usarem letras para representar esse som.
1. Hipótese pré-silábica: a criança vê a escrita como um desenho ou representação do que ela quer mostrar;
2. Hipótese silábica sem valor sonoro: atribuição de uma letra para cada sílaba, porém, a letra não apresenta relação sonora com a sílaba;
3. Hipótese silábica com valor sonoro: atribuição de uma letra para cada sílaba e a letra tem relação sonora com a sílaba;
4. Hipótese silábico-alfabética: atribuição de letras para os sons das sílabas, com erros como associar a mesma letra para sons distintos;
5. Hipótese alfabética: entendimento de que cada letra representa um som, capacidade de ler e escrever corretamente.
O professor precisa conhecer tal conceito e reconhecer em qual fase seus alunos estão, a fim de planejar atividades coerentes com o momento deles. Uma ideia de atividade para crianças na Hipótese silábica com valor sonoro é pedir que os alunos identifiquem os sons de uma sílaba e depois, falar para elas usarem letras para representar esse som.
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