Questões Enfermagem Urgência e Emergência

Carlos Eduardo, obeso, 39 anos, foi atropelado em via pública. Houve uma lesão profu...

Responda: Carlos Eduardo, obeso, 39 anos, foi atropelado em via pública. Houve uma lesão profunda com fratura exposta em membro inferior direito, corte profundo na região frontal do crânio, membro superio...


Q862363 | Enfermagem, Urgência e Emergência, Enfermeiro, EBSERH, IBFC, 2023

Carlos Eduardo, obeso, 39 anos, foi atropelado em via pública. Houve uma lesão profunda com fratura exposta em membro inferior direito, corte profundo na região frontal do crânio, membro superior direito com edema e hematomas extensos, assim que ocorreu o acidente ele estava consciente e orientado, respondeu seu nome, que era diabético e hipertenso. Ao dar entrada no pronto socorro, cerca de 30 minutos após o acidente, foi reavaliado e apresentava, confusão mental, sonolência, abertura ocular apenas se estimulado (dor), com extensão dos membros superiores, as pupilas fotorreagentes. De acordo com a pontuação obtida na escala de coma de Glasgow, assinale a alternativa que apresenta que tipo de trauma esse paciente apresenta. 

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Usuário
Por Paloma Andrade dos Santos Momesso em 31/12/1969 21:00:00
Não entendo como é glasgow nível grave, sendo que de acordo com os dados fornecidos, o paciente seria classificado como nível moderado.
AO (abertura ocular): à dor (3 pontos)
RV (resposta verbal): confuso (4 pontos)
RM (resposta motora): flexora (3 pontos)
RP (reação pupilar): fotorreagentes (0 pontos)

Glasgow: 3+4+3=10
Nível moderado: 9 a 14.
Nível grave: 3 a 8.
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c)

A Escala de Coma de Glasgow é utilizada para avaliar o nível de consciência de um paciente após uma lesão cerebral. A escala mede três aspectos: abertura ocular, resposta verbal e resposta motora. Cada categoria tem uma pontuação máxima que, somadas, resultam numa pontuação total que varia de 3 a 15.

No caso descrito, o paciente apresenta abertura ocular apenas se estimulado por dor, o que corresponde a 2 pontos. Ele está confuso e sonolento, o que pode ser interpretado como uma resposta verbal desorientada, pontuando 4. A extensão dos membros superiores em resposta à dor indica uma resposta motora de decerebração, que pontua 2. Somando esses valores, temos uma pontuação de 8 na Escala de Glasgow.

Uma pontuação de 8 indica um trauma grave. Segundo a escala:
- 13 a 15 pontos indicam um trauma leve.
- 9 a 12 pontos indicam um trauma moderado.
- 3 a 8 pontos indicam um trauma grave.

Portanto, o paciente Carlos Eduardo está com um trauma grave.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.