Questões Filosofia do Direito OAB

De acordo com o contratualismo proposto por Thomas Hobbes em sua obra Leviatã, o contra...

Responda: De acordo com o contratualismo proposto por Thomas Hobbes em sua obra Leviatã, o contrato social só é possível em função de uma lei da natureza que expresse, segundo o autor, a própria ideia de jus...


1Q864051 | Filosofia do Direito OAB, Primeira Fase OAB, OAB, FGV

De acordo com o contratualismo proposto por Thomas Hobbes em sua obra Leviatã, o contrato social só é possível em função de uma lei da natureza que expresse, segundo o autor, a própria ideia de justiça. Assinale a opção que, segundo o autor na obra em referência, apresenta esta lei da natureza.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Camila Duarte
Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c)

Thomas Hobbes, em sua obra Leviatã, desenvolve a teoria do contratualismo, onde o contrato social é fundamental para a organização da sociedade e a manutenção da ordem. Segundo Hobbes, antes do contrato social, o estado natural do homem é uma condição de guerra de todos contra todos, onde não há segurança nem justiça.

Para sair desse estado natural, os indivíduos concordam em estabelecer um contrato social, que é sustentado por uma lei da natureza. Essa lei da natureza, para Hobbes, é a obrigação de cumprir os pactos que se fazem, ou seja, a fidelidade aos acordos firmados.

Portanto, a ideia de justiça em Hobbes está diretamente ligada ao cumprimento dos contratos, pois é isso que garante a paz e a ordem social. As outras alternativas, embora sejam princípios de justiça em outras correntes filosóficas, não correspondem ao entendimento hobbesiano.

Fazendo uma checagem dupla, verificamos que a alternativa c) "Que os homens cumpram os pactos que celebrem" é a que melhor representa a lei da natureza segundo Hobbes, confirmando o gabarito oficial e a resposta mais comentada.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.