No Brasil, a formação dos trabalhadores da saúde constitui-se como um dos pilares para a consolidação do Sistema Único de
Saúde (SUS), sendo premissa garantida na Constituição Federal de 1988, que atribuiu a este a competência de ordenar a
formação de recursos humanos em saúde. Nesse sentido, ocorreu a formulação da Política Nacional de Educação Permanente
em Saúde (PNEPS), almejando, entre os efeitos, a reorganização dos serviços de saúde. Dentre os avanços promovidos pela
PNEPS na área da educação na saúde destaca(m)-se:
✂️ a) O planejamento e a gestão das atividades primárias na Atenção Básica. ✂️ b) Articulação das ações de promoção à saúde; prevenção de agravos; vigilância à saúde; e, tratamento. ✂️ c) Conjunto de ações envolvido no atendimento centrado na pessoa, propondo a qualificação da atenção a partir de um projeto
terapêutico para cada situação. ✂️ d) O desenvolvimento de ações de articulação e parcerias institucionais entre ensino e serviço; educação e trabalho com objetivo de reorganizar os serviços de saúde no SUS, a partir dos processos formativos e práticas pedagógicas.